André Souza

12 de nov de 20211 min

A lição de Steve Jobs que rendeu bilhões de dólares para a Apple

Jony Ive, Líder de Design da Apple e Steve Jobs

Uma vez por ano Steve Jobs reunia 100 talentos da Apple em um retiro. Em determinado momento, ele perguntava ao grupo: “quais são as 10 coisas que deveríamos passar a fazer daqui pra frente?”
 

Todos queriam ter suas sugestões nessa lista, é claro. Então vocês podem imaginar a quantidade de ideias fantásticas que surgiam de um exercício relativamente simples e, ao mesmo tempo, super poderoso.

Jobs escrevia essas ideias e ia eliminando com o grupo uma a uma até chegar a uma lista de apenas 10 ideias. Até que ele desafiava o grupo a riscar sete da lista e dizia: “só podemos fazer 3”.

A lição ali era clara: decidir o que NÃO fazer é tão importante quanto decidir o que fazer.


 
Essa prática quando incorporada à cultura de uma empresa tão focada em design quanto à Apple pode parecer contra-intuitiva. Mas, talvez, tenha sido um dos grandes motores de inovação da empresa.

Jony Ive, que era o Diretor de Design da Apple, explica: "Para ser realmente simples, você tem que entender profundamente a essência de um produto para ser capaz de se livrar das partes que não são essenciais."

Seria mais fácil e rápido se o exercício parasse quando eles tivessem chegado àquelas 10 ideias…

Mas colocar energia e ação em 3 ideias espetaculares cria uma cultura na empresa. Faz as pessoas focarem e se aprofundarem em fazer o melhor naquilo que é, de fato, essencial.

E esse é um desafio gigantesco em algumas empresas: ter muitas coisas para fazer não significa que as equipes estão trabalhando naquilo que precisa realmente ser feito.


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