top of page
Buscar

12 habilidades que precisaremos desenvolver nos próximos anos


Às vezes a gente se esquece de que estamos mais próximos de 2030 do que do ano 2000. Não dá para adivinhar o futuro, mas a gente já observa mega forças que já estão fazendo essa transformação acontecer.


O avanço acelerado das novas tecnologias: Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Robótica, Realidade Virtual, Produção 3D em massa...


Mudanças demográficas: As pessoas vivendo cada vez mais e estendendo suas carreiras por mais tempo.


Mudança no eixo de poder econômico: Veremos a ascensão acelerada das economias emergentes - principalmente da Ásia.


As novas gerações: profissionais que nasceram no mundo digital e já criam formas de trabalho muito além do emprego tradicional.


Imagine agora o impacto dessas mega forças COMBINADAS nos próximos anos. Isso tudo vai gerar uma mudança bastante grande nas habilidades que vão ser demandas de todos nós.


Então, quais seriam as habilidades que precisamos desenvolver para dar conta dos desafios que teremos pela frente como profissionais e líderes nas organizações?



Você vai perceber que são 12 habilidades que têm o potencial de nos diferenciar das máquinas - pelo menos, no curto e no médio prazo.


E com a velocidade das mudanças, essa lista certamente precisará ser revisitada em breve para acompanhar a transformação que continuará a acontecer à nossa volta.


Mas, vamos lá: abaixo, destaco as habilidades que acredito que serão MUITO importantes para todos nós nos próximos anos...


É importante a gente levar em conta que não vai dar para focar seu desenvolvimento nas 12 habilidades simultaneamente - e que é improvável ser excepcional em todas elas...


Mas dê uma olhada nestas 12 habilidades e reflita:


Quais destas habilidades você precisará focar para se preparar para o futuro e turbinar seu desenvolvimento este ano? E nos próximos 3 anos?


1) Pensamento Estratégico e Empreendedor


Nos próximos anos, tão importante quanto entregar os resultados do presente será a sua habilidade de se antecipar ao futuro. Por isso, nunca foi tão importante começar a desenvolver o seu Pensamento Estratégico e Empreendedor.


Primeiro, é importante esclarecer que pensamento empreendedor não significa necessariamente iniciar uma empresa. Na verdade, vai muito além disso. Significa também um modelo mental orientado em ver oportunidades e fazer as coisas acontecerem.


Pensar Estrategicamente é a capacidade de ver além do que aparece na sua frente - envolve ver as coisas de um outro ângulo: em como elas poderiam ser. Uma capacidade de imaginar novas respostas para os problemas. E principalmente: como fazer para chegar lá.


Aliar o Pensamento Empreendedor ao Pensamento Estratégico é uma combinação poderosa, que permite pensar de forma mais ampla, indo além do escopo de sua área e da sua empresa.


Por isso, desenvolver a habilidade de pensar de forma estratégica e empreendedora vai demandar que você...


... fique de olho no futuro e nas tendências dentro e fora da sua indústria e área de atuação.


... desafie o status quo, padrões e modelos mentais estabelecidos. Pense, por exemplo, como a Netflix, Salesforce ou o Cirque de Soleil desafiaram os modelos pré-concebidos em suas indútrias originais para criar novos mercados.


... demanda tb que vc seja curioso sobre o que acontece dentro e fora da sua indústria. O "novo circo" criado pelo Cirque de Soleil trouxe conceitos de outras áreas do entretenimento. E o conceito das mensalidades da Netflix foi inspirado nas Academias de Ginástica.


... fique sempre atento à oportunidades para fazer mais com menos.


... esteja em contato constante com pessoas de outras áreas para ter outras perspectivas, ideias e conceitos.


... crie tempo para ler, se desenvolver e refletir sobre potenciais oportunidades não-exploradas e novas áreas de atuação.


E se questionar para ver se vc realmente está criando possibilidades para desenvolver essa habilidade:


... O quanto você se dá o direito de tentar novas abordagens, assumir riscos, errar e a aprender com esses erros?


... Quais são os livros e as pessoas que vc precisa conhecer para turbinar seu desenvolvimento nessa área?


... De quais áreas e pessoas você precisa estar mais próximo para desenvolver uma perspectiva mais ampla do negócio e atuar de forma mais estratégica?


...Quais serão as oportunidades que você e seu time precisam conhecer para transformar a experiência dos seus clientes?


... quais conhecimentos das novas tecnologias você precisa conhecer para ser capaz de identificar oportunidades e mapear necessidades de seus clientes?


2) A Era do Profissional Híbrido


Os problemas de uma empresa no futuro já são e se tornarão cada vez mais complexos. Isso exigirá um novo conjunto de habilidades para os profissionais nos próximos anos.


Profissionais que trazem um profundo e especializado conhecimento de, pelo menos, uma área, mas que, ao mesmo tempo, tenham a capacidade de "conversar" no "idioma" de uma gama diversa de disciplinas.


O que veremos cada vez mais nos próximos anos é a ascensão do profissional híbrido.


Por exemplo: Profissionais de RH que tenham entendimento de Marketing Digital e Supply Chain. Profissionais de Marketing que entendam de Finanças & Analytics. Biólogos que entendem de Matemática e de Finanças....


E sem esquecer que um novo ramo de conhecimento será a base para todas as profissões nos próximos anos: conhecer bem as NOVAS TECNOLOGIAS.


Todas as profissões precisarão conhecer mais sobre "Digital", porque o mundo, os negócios e os produtos nos próximos anos serão digitais. Conhece-las será tão fundamental quanto falar inglês hoje. Será essencial para fazer as conexões e se comunicar com as outras disciplinas de sua expertise.


3) Autogerenciamento


Estamos vivendo em uma era em que um estagiário tem o mesmo acesso ao conhecimento do mundo que o CEO da empresa.


Onde veremos o surgimento de um número crescente de organizações remotas.


Onde já vemos empresas como a Netflix substituindo as tradicionais políticas de despesas por uma simples frase: "Aja com o melhor dos interesses da empresa."


Onde vemos a própria Netflix e empresas como a Auttomatic deixando para o funcionário a decisão de quantos dias vai tirar de férias no ano...


Onde você é o responsável pelas suas escolhas. E que as empresas e líderes estarão envolvidos em tantos desafios precisarão contar com profissionais com a capacidade de trabalhar com muito pouco ou quase nenhum supervisionamento.


... Profissionais que sabem gerenciar suas próprias atividades.

... Que sabem organizar seu próprio tempo e suas prioridades profissionais e pessoais.

... Que trabalham com metas, mas sem que ninguém precise ficar fazendo follow-up para que possa atingi-las ou superá-las.

... Responsabilidade com seu trabalho e respeito pelo tempo e atividade das outras pessoas.

... Ter uma postura pró-ativa, trazendo suas opiniões e conhecimentos, debatendo, sugerindo e criando esratégias para novas formas de operar...


Tornar-se um profissional que tem a capacidade de trabalhar com muito pouco ou quase nenhum supervisionamento não será diferencial. Será a regra.


Essa habilidade será, em muito pouco tempo, o que é esperado de qualquer profissional - independente do tamanho e do segmento da organização ou dos clientes que a sua empresa atende.


Tudo isso vai mexer com a forma com que líderes vão precisar operar. Profissionais autogerenciados, empresas remotas e multiculturais vão demandar um modelo de gestão e de liderança completamente diferente do que vemos hoje.


4) Liderança Exponencial


Em um mundo onde a tecnologia avança exponencialmente, entram em cena habilidades que serão essenciais para o líder no século XXI.


A capacidade de ENXERGAR o FUTURO, antecipando para as pessoas o que a sua organização irá se tornar. De trazer CLAREZA para as pessoas, criando um caminho em meio a tanta incerteza e complexidade.


A capacidade de pensar estrategicamente. A habilidade de questionar o status quo.

De pensar diferente. De criar a DIREÇÃO. De dar um sentido a tudo que e feito diariamente. De influenciar em 360 graus: para cima, pro lado, pra baixo, pra dentro e pra fora.


De dar espaço para sua equipe criar e inovar. De colaborar e co-criar, independente do cargo, do título e da posição que as pessoas ocupam na empresa.


E de proporcionar desafios constantes - até porque boa parte dos talentos que passarão na sua organização sequer serão funcionários da sua empresa.


Líderes que possam potencializar o impacto de tudo que não pode ser automatizado e feito por máquinas:


Confiança.

Comunicação.

Inteligência Emocional.

Criar Significado e Propósito.

Relações.

Criar Estratégias...


Líderes que criam as condições para que o potencial e talentos de cada integrante de sua equipe sejam colocados 100% em ação.


Nesta Era Digital, mais do que organizações exponenciais, precisaremos de LÍDERES CATALIZADORES e EXPONENCIAIS.


5) A habilidade de fazer perguntas


Lembra daquela sensação de responder a uma pergunta que só você sabia?

Daquela nota 10 na escola.. Daquela reunião em que só você sabia aquela informação...


O problema é que boa parte das respostas que nos acostumamos a dar se referem a problemas conhecidos. Desafios já explorados. Conhecimentos que estão, em sua maioria, disponíveis aí no seu celular.


Mas, na era digital, o mundo é não-linear, incerto, multifacetado e imprevisível. E o que MENOS vamos encontrar são respostas claras e absolutas para os desafios que teremos pela frente.


Para encontrar as soluções, a gente vai precisar aprender a fazer algo a qual não fomos ensinados. Ao invés das RESPOSTAS já estabelecidas e inquestionáveis, vamos precisar fazer as PERGUNTAS certas. Vamos precisar trocar o caminho das respostas absolutas por um mundo de possibilidades.


O mundo das perguntas. Se investigarmos a origem da palavra, perguntar significa “sondar o fundo de um rio”. Quer dizer que perguntar é ir mais fundo, é investigar possibilidades e ampliar perspectivas.


Respostas são definitivas. Perguntas abrem possibilidades.


Respostas trazem certezas absolutas. Perguntas nos ensinam a estar OK com a ambiguidade natural dessa nova Era.


Respostas limitam a nossa visão. Perguntas ampliam a nossa perspectiva.


No futuro, as máquinas serão espetaculares em dar respostas.

E nós precisaremos ser espetaculares em fazer as perguntas.


6) Autodesenvolvimento, Curiosidade e Criatividade


O dia que você para de aprender é o dia que você para de progredir. Por isso, quem parar de aprender terá muitos desafios na carreira nos próximos anos.


Autodesenvolvmento, curiosidade e criatividade: habilidades que talvez sejam uma das mais importantes entre as 10 listadas aqui.


A era de esperar o treinamento que a sua empresa vai fornecer para você se desenvolver já chegou ao fim. Como dono da sua carreira, é você quem precisa traçar as suas estratégias de como você vai desenvolver suas fortalezas ou adquirir novas habilidades e conhecimentos.


E, salvo raras exceções, isso não será feito através de programas formais ou certificados - até porque a Academia tem tido muita dificuldade em acompanhar a evolução dos novos tempos. A própria Academia precisará se reinventar para continuar relevante nos próximos anos.


Você dependerá cada vez mais do seu autodesenvolvimento: vídeos, livros, artigos e revistas que você vai ler, pessoas que você vai conhecer, experimentando desafios totalmente novos, criando protótipos e pilotos de novas soluções, conectando-se a profissionais mais experientes...


Desenvolver seu "Learning Agility" vai fazer com que vc seja um profissional genuinamente interessado em SEMPRE adquirir novos conhecimentos e habilidades.


Alguém que está ligado no presente, mas sem tirar os olhos do futuro.

Desenvolver sua CURIOSIDADE para lhe transformar em alguém que está antenado ao que está acontecendo em sua realidade: no mundo dos negócios, no seu mercado e na sua indústria. Um profissional CURIOSO que busca experiências novas e desafiadoras em que possa estar sempre aprendendo.


Desenvolver sua CRIATIVIDADE. Porque o mundo não é mais linear, não é mais previsível. E vai demandar que vc se torne um profissional que desenvolva continuamente um repertório maior de soluções, ferramentas e aprendizados - para descobrir novos caminhos quando for colocado à frente dos desafios impensados e altamente complexos que estão por vir.


Comprometa-se a aprender algo novo todos os dias. Nunca pare de aprender.

Porque o dia que você parar de aprender é o dia que você vai parar de progredir.


7) Saber vender (muito bem) o seu peixe


Já é possível observar uma parcela de profissionais que já começa a questionar a relação tradicional de emprego. Muitos deles não veem a carreira como algo vertical (subindo na hierarquia corporativa). Acabam valorizando menos os títulos e cargos. E valorizam mais os desafios e a capacidade de aprender constantemente.


E caso isso não aconteça, buscar essas experiências e aprendizados em diferentes empresas. Falei um pouco sobre isso em alguns textos aqui no Futuro S/A sobre Gestão de Talentos na Era Digital e sobre a Era das Organizações com Propósito.


Não veremos, no curto prazo, uma extinção dos empregos. Mas já vemos hoje mudanças gigantes ocorrendo nas relações de trabalho - indo além do emprego tradicional. Algo que não era tão comum há alguns anos.


Nos próximos anos, veremos o crescimento das relações de trabalho onde as pessoas não necessariamente trabalharão em uma única empresa.


A sua renda dependerá da da sua capacidade de vender muito bem os seus talentos e como você pode gerar valor para seus clientes e para sua empresa.


Falei um pouco sobre isso em um texto recente aqui no blog.


8) Trabalhar em equipe, de forma remota e com diferentes culturas


Há alguns anos, para trabalhar, você tinha que, obrigatoriamente, ir fisicamente para um escritório - porque seu computador, seu telefone "comercial" e os documentos que você precisava para fazer seu trabalho estavam lá.


Com as tecnologias de hoje, o trabalho virtual já é uma realidade de muitos profissionais. E é algo que vai virar regra nos próximos anos em diversas profissões e atividades.


Mas isso vai exigir, além do autogerenciamento já mencionado antes, novas habilidades. Isso vai criar oportunidades de comunicar e influenciar de forma bem diferente do que é feito hoje - e este profissional vai precisar ser capaz de trabalhar em alta performance em qualquer ambiente que se encontre.


O trabalho virtual já é uma realidade há alguns anos para diversos profissionais e empresas. O que vamos ver nos próximos anos é a entrada de praticamente todas as empresas e profissionais atuando neste modelo.


E não estou falando aqui de políticas de home office. Estou falando de empresas remotas. Seus funcionários escolhem trabalhar de onde quiserem, de qq lugar do mundo. Podem ser nômades digitais, sem cidade fixa. Escrevi sobre isso recentemente no texto "Apertem os cintos: o escritório sumiu!".


Além disso, por conta dos avanços tecnológicos e com a ascensão das empresas da Ásia, as chances de você trabalhar em um time multicultural, com profissionais de diferentes países, será uma realidade para a maioria dos profissionais. Saber interagir, cooperar e trabalhar em equipe levando em consideração as diferenças culturais de cada país será essencial.


Aspectos relacionados a estilos de comunicação, de liderança, de tomada de decisão podem variar bastante de uma cultura para outra - e prejudicar a sua performance e do seu time. Prepare-se para mergulhar em um mundo verdadeiramente sem fronteiras.


Além de todas essas variáveis, com a intensificação de metodologias agile e a criação de squads para turbinar o desenvolvimento de produtos e soluções, saber trabalhar em equipes se tornará uma habilidade cada vez mais importante - algo que está se tornando até uma disciplina em escolas que estão reinventando seus modelos de educação.


9) Capacidade de criar conexões


As conexões que vc irá desenvolver ao longo dos anos serão um dos maiores ativos que vc terá na carreira nos próximos anos.


Hj temos redes q fazem com que os graus de separação entre eu, você e qq pessoa sejam mínimos. E por uma questão de lógica, há uma quantidade MUITO MAIOR de talentos e pessoas brilhantes que AINDA NÃO conhecemos.


Mas nosso modelo mental acaba limitando a nossa visão. Nos conectamos normalmente apenas às pessoas que trabalham, que trabalharam, que estudaram com a gente - ou que conhecemos em algum evento.


Pq não se conectar a novas formas de pensamento e conhecimento? O quanto vc comenta ou se conecta à pessoas no LinkedIn que postam um texto bacana?


Quem você conhece e com quem você se relaciona vão lhe trazer uma baita vantagem competitiva. E não só com quem você conhece ou concorda. Afinal, é na diversidade de pensamentos que surgem grandes insights.


Então reflita:


Quem vc precisa conhecer em 2018 e nos próximos 3 anos?

Quem precisa conhecer você?

Como sua experiência pode ajudar as pessoas?

De quais conversas vc precisa participar?

O que vc tem de especial para oferecer e compartilhar com o mundo?


Quem você conhece e com quem você se relaciona vão lhe trazer uma baita vantagem competitiva para os próximos anos.


10) Capacidade de criar estratégias de vida e carreira para uma vida que vai ultrapassar os 100 anos


Sua vida profissional será moldada pelas mudanças nos padrões de longevidade.


Já é certo que nós vamos viver muito mais tempo do que os nossos pais. Com os avanços da ciência e da medicina, as previsões da expectativa média de vida vai chegar (ou até ultrapassar para os mais otimistas) aos 100 anos de idade.


E, por conta disso, em muitas regiões, haverá uma proporção MUITO maior de pessoas com mais de 60 anos o que temos hoje. Essas pessoas, na verdade, serão a maioria. Algo que já ocorre em países como o Japão e alguns países da Europa.


Bom, se você vai viver por mais tempo, você vai precisar de recursos para viver.


Os filhos já estarão criados, mas os custos relacionados às pessoas com mais de 70 anos (saúde, medicação, entre outros cuidados) crescem assustadoramente. E depender da aposentadoria pública (INSS) nem pode ser considerada uma opção...


Desta forma, você precisa estruturar, desde já, uma estratégia de longo prazo. Você terá que escolher, pelo menos, uma das três opções abaixo... Se possível, até combinar as três opções:


OPÇÃO 1: Construir uma carreira que permita que você trabalhe por mais tempo (pelo menos até os 70 anos de idade).


OPÇÃO 2: Guardar uma parte significativa de sua renda ao longo de toda a sua vida útil para o momento em que você precisar de renda e não tiver mais condições físicas de trabalhar.


OPÇÃO 3: Considerar maneiras de reduzir o seu consumo e viver de forma mais simples.


Não importa qual das três opções você vai escolher - mas é certo que você vai ter que fazer pelo menos uma destas três opções... E desenvolver habilidades para este futuro próximo é essencial para você não só profissionalmente, mas também considerando a sua qualidade de vida no futuro.


11) Preparar-se para um mundo de profissões totalmente novas


À medida que as empresas utilizarem mais as novas tecnologias, MAIS TALENTOS serão necessários para criar, gerenciar e desenvolver SOLUÇÕES totalmente NOVAS - e que sequer surgiram ainda.


Um estudo da Gartner mostrou que, nos EUA, apenas 30% das novas posições relacionadas à Era Digital serão preenchidas nos próximos anos.


Mas, ao mesmo tempo que é um desafio, é tb uma baita oportunidade para quem quiser sair na frente. Só para ter uma ideia, veja os números de vagas no LinkedIn (worldwide) que já existem relacionadas a algumas novas profissões desta Era Digital:


3D: 70 mil

Machine Learning: 38 mil

Data Scientist: 28 mil

Robotics: 14 mil

Artifical Intelligence: 11 mil


Não é muito se compararmos, por exemplo, a posições que existem hoje em Vendas ou Marketing. Mas se buscarmos por "Digital" (worldwide) já surgem + de 450 mil vagas.


Neste bolo vc verá profissões TOTALMENTE NOVAS. E que ainda são muito poucos profissionais que dominam esses conhecimentos. Mas TAMBÉM verá profissões que JÁ EXISTEM, mas que demandam, de alguma forma, competências digitais.


Isso tende a se intensificar por conta do surgimento de profissões que nem existem ainda. E também por conta das profissões que vão deixar de existir por conta do avanço das novas tecnologias.


Em linha com a tendência de nos tornarmos profissionais híbridos, o que veremos cada vez mais são novas profissões que vão combinam diferentes áreas de expertise. Veja esses 2 exemplos que estão um pouco mais próximos da nossa realidade:


Agricultor Vertical: Uma profissão fundamental no futuro para centros urbanos - seja para produzir alimentos mais próximos do consumidor final ou para revitalizar áreas degradadas. É uma profissão que vai demandar conhecimentos de Agronomia, Engenharia, Tecnologia, Administração e Arquiterura.


Conselheiro de Aposentadoria: Uma profissão que será fundamental para um mundo onde viveremos cada vez mais e precisaremos de ajuda para pensar sobre decisões financeiras, de carreira e gestão do patrimônio que será construído ao longo da vida útil. Uma profissão que vai demandar uma combinação de conhecimentos em Carreiras na Era Digital, Gestão de Patrimônio, Investimentos Financeiros e Novas Tecnologias.


Um novo mundo, com novas profissões, novas oportunidades - e com tantas possibilidades... quem sabe você não poderá criar a sua própria profissão, não é verdade?


12) Adaptabilidade


Estamos no meio de uma mudança de Era. Vivemos hoje em um mundo incerto e, de certa, forma até imprevisível por conta de tantas mudanças acontecendo simultaneamente e com uma velocidade sem precedentes.


Um artigo muito bacana da Harvard Business Review diz que a Adaptabilidade é a nova vantagem competitiva - e isso vale para profissionais e organizações.


Adaptabilidade é a habilidade que fez com que nós, seres humanos, conseguíssemos chegar até aqui. Atravessamos séculos evoluindo, criando, inventando, acelerando nosso desenvolvimento ao longo da história.


Ou seja, o recado da vida é claro: o mundo gira. E não para. Daqui um tempo, todas as novas tecnologias que hoje ainda estão no início de seu desenvolvimento vão se popularizar.


Quando nossos filhos, netos e bisnetos falarem sobre Inteligência Artificial, Robôs e Realidade Virtual, será como falamos hoje do Computador, do Celular, da Internet


O que hoje vemos como novidade, em muito pouco tem será comum. Será o “normal”. Será o status quo. E você? Vai olhar apenas para suas conquistas do passado? Ou está disposto a desenvolver novas habilidades, conhecer novas tecnologias, novas estratégias?


O quanto você tem a capacidade de ler o cenário e os sinais de mudança para se antecipar e criar estratégias para se antecipar e transformar a sua empresa, seus produtos e serviços - e até você mesmo?


Por isso, é bastante razoável dizer que ADAPTABILIDADE será "a" habilidade a ser desenvolvida em um mundo de mudanças aceleradas.


Desenvolver a adaptabilidade é o que vai diferenciar aqueles que estarão à frente das mudanças daqueles que não conseguirem se adaptar. Exemplos no mundo corporativo não faltam: Nokia, Kodak, etc.


Como profissional, a adaptabilidade vai permitir que você identifique oportunidades onde os demais somente veem problemas. Vai lhe propiciar oportunidades de crescimento.


A adaptabilidade vai possibilitar que você se torne mais flexível e não nade contra a corrente. E, principalmente, vai permitir que você experimente, teste novas abordagens, aprenda com essas experiências e lidere a mudança.




Em qualquer processo disruptivo e de mudança, nós temos duas opções: nos colocar como plateia ou como protagonistas deste processo. Não dá para adivinhar o futuro, mas a gente pode criar as condições para nos preparar de forma pró-ativa.

 

Se você curtiu esse post, você também vai curtir esses:


O que eu aprendi ao desistir da minha 1a faculdade aos 19 anos.

Clique aqui para acessar o post completo.


O que torna o seu conhecimento único no mercado?

Clique aqui para acessar o post completo.


10 perguntas que precisamos responder para criar o futuro

Clique aqui para acessar o post completo.

 

1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page