10 habilidades de líderes que geram impacto exponencial



Peter Diamandis, da Singularity University, diz que as Organizações Exponenciais são empresas cujo resultado, impacto e capacidade de escalar são, no mínimo, 10 vezes maior do que seus pares.


Agora imagine se pudermos ter líderes com a capacidade de gerar o mesmo tipo de impacto com seus times? Imagine o impacto disso em uma grande equipe, em uma área e nos resultados de uma empresa?


O cenário de pandemia demanda mudanças exponenciais dentro das organizações - em especial, as que ainda operavam em um modelo de gestão e estruturas mais tradicionais.

Talvez não exista um melhor momento para uma organização que deseja se transformar do que o que estamos vivendo com todo o cenário de pandemia.



É missão de todo líder pensar e colocar em ação as transformações que o seu time e a sua área precisam para criar o futuro. Líderes que esperam as respostas dos níveis mais seniores estão com os dias contados. A resposta e as soluções podem vir de qualquer pessoa, de qualquer nível na organização.


Com base nesse modelo mental, listei abaixo algumas habilidades que serão importantes para desenvolvermos líderes para esta era de mudanças exponenciais.


A propósito, é quase impossível uma pessoa ter TODAS essas habilidades como fortalezas. Mas, se são habilidades que você já possui, que tal concentrar sua energia em desenvolvê-las ainda mais?


E se houver alguma habilidade que você não tenha mas gostaria de ter, que tal buscar pessoas que já possuem esse talento e aprender um pouco mais sobre como desenvolver essa habilidade?


IMPORTANTE: Não pense em liderança na sua forma mais tradicional. Não pense em títulos. Não pense em cargos como Supervisores, Gerentes, Diretores ou Presidentes.


Pense na liderança natural que emerge em um grupo. Uma liderança que pode ser exercida, inclusive, por outros integrantes de um mesmo grupo - dependendo do momento e dos desafios de cada organização.


Vamos lá?


1. Visão


A capacidade de trazer clareza para as pessoas, criando um caminho concreto em meio a tanta incerteza e complexidade.


Com base no cenário atual e nas tendências, esse líder precisará ser capaz de se antecipar, criando oportunidades e caminhos para a sua área, para o seu negócio e para suas equipes.