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10 perguntas que precisamos responder para criar o futuro!



Por conta de todas as mudanças causadas pela pandemia, muitas áreas estão acelerando a transformação de suas estratégias e modelos de negócios. Mas como fazer isso acontecer? Quais perguntas precisam ser feitas para saber que a sua área ou a sua empresa estão no caminho certo?


Como criar o futuro da sua área ou da sua empresa?


Não há, é claro, uma receita de bolo. Cada área e cada empresa tem suas peculiaridadesl.


Além disso, não dá para simplesmente copiar o que outras empresas fizeram. O que foi sucesso no Google, na Amazon, na Apple ou na empresa que apareceu na Revista não necessariamente se aplica à realidade do seu mercado e à cultura da sua empresa.


Mas enquanto algumas ações não forem realizadas, fica muito difícil transformar de verdade uma empresa. Por exemplo: você conseguiria responder rapidamente às PERGUNTAS abaixo?


São perguntas MACRO e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado.


10 perguntas que precisamos nos fazer para criar o futuro


1. Quais os problemas que seus clientes precisam resolver nos próximos anos?


2. Quais as soluções que sua empresa e a sua área vão precisar criar daqui pra frente?


3. No que a sua empresa ou a sua equipe precisará ser excepcionalmente boa em fazer nos próximos meses e anos?


4. No que a sua empresa ou a sua área precisarão ser diferentes das demais do mercado?


5. Quais os perfis profissionais que precisarão fazer parte da sua empresa hoje para começar a criar esse futuro? O que muda no perfil dos seus Executivos e Líderes? Qual a estrategia para desenvolver sua equipe para essa nova realidade?


6. Em que a sua empresa e a sua área precisam se tornar daqui a 2 ou 3 anos? Porquê?


7. O que precisa começar a ser desenvolvido? Quais as novas tecnologias que poderão ser utilizadas?


8. Como a sua organização vai ser desenhada para fazer essa visão acontecer? Qual a Estratégia de Atração, Desenvolvimento e Engajamento de Talentos para essa nova Organização?


9. Qual o tipo de Cultura que a sua empresa precisará desenvolver nos próximos anos para que essa visão se transforme em realidade?


10. O que você e a sua equipe estão fazendo para sermos capazes de responder essas perguntas?


Mais uma vez: São perguntas macro e que não contemplam todas as possibilidades e todas as situações. Mas, elas já indicam um caminho interessante para reflexões a respeito do caminho a ser trilhado.


As respostas já existem dentro da sua empresa. Mas o fato é que, por conta de trabalhar por tanto tempo da mesma forma, há uma série de pontos cegos e gargalos para fazer uma transformação desse porte acontecer.


É uma jornada difícil, pois estão todos no mesmo barco: estamos vivendo um momento de mudança radical na forma de fazer negócios. Ao invés das respostas certas e absolutas, precisaremos buscar as melhores perguntas. Daí, a necessidade de estudar, ir além do que o seu mercado está fazendo.


É hora de olhar para fora da sua empresa. Analisar empresas de outros países. Não se limitar aos EUA e ao Vale do Silício. Ver todas as tendências ao seu redor.

Os sinais de mudança que pipocam todos os dias na nossa frente. Mas não conseguimos ver por conta da rotina pesada para entregar os resultados do curto prazo. Enquanto a maior parte da empresa precisa buscar esses resultados, quem são as pessoas que estão olhando para o futuro da sua organização?

Quem são as pessoas que vão criar as condições para que a empresa sobreviva e se destaque em um mercado totalmente diferente do que vivemos antes da pandemia?


No final das contas, qualquer transformação em seu modelo de negócios é, na essência, uma transformação cultural: algo que muda a forma de pensar e de atuar dos seus Executivos, Líderes e Equipes na sua empresa.


Afinal, como já detalhamos em outro post aqui no blog, não existe transformação de negócios sem transformação cultural.
 

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