Quem acompanha meus posts por aqui, provavelmente já conhece o meu mantra sobre Cultura Organizacional:
Cultura não é o que falado. Não é o que está escrito. Cultura é a expressão concreta do que é praticado no dia a dia da organização.
E o grande barato de Cultura Organizacional é que é algo que não se copia. Não existe uma fórmula mágica e tampouco uma receita de bolo. É por isso que a Cultura que funciona em uma Empresa A não necessariamente funciona na B.
É por isso que a cultura da Amazon é diferente da Apple. A da Tesla é diferente da Netflix. A da Magazine Luiza é diferente da Natura. A da Coca-Cola é diferente da Ambev. A da XP é diferente do Nubank.
Como se explica, então, o fato de Culturas tão diferentes gerarem excelentes resultados?
Cada empresa de sucesso possui uma cultura desenvolvida intencionalmente para colocar a sua estratégia em ação. É assim que elas se tornam organizações de alta performance.
Nos últimos anos, muitas empresas confundiram cultura com estruturas descoladas, coloridas, com puffs e video games. Mas tudo isso pode se tornar um verdadeiro tiro no pé quando o dia a dia da empresa não tem nada de descolado. Como falei no início desse texto, cultura é a expressão concreta do que é praticado no dia a dia.
Cultura é o elo entre a estratégia e a alta performance de uma organização. É a cultura que funciona e distingue uma empresa das demais. É o que torna aquela empresa única.
Cada empresa tem seu próprio jeito de fazer isso acontecer. E isso é baseado fortemente no alinhamento de crenças, valores e princípios dos fundadores, executivos e líderes da empresa.
É por isso que a Apple jamais seria a Apple com a Cultura da Amazon. E vice-versa. E é por isso que sua empresa não deve querer ser a Apple, o Google ou a Amazon. Sua empresa deve ser reconhecida por ser a sua empresa.
Desenvolver uma nova cultura é um trabalho de mergulho interno no que a empresa realmente acredita. Afinal, os executivos e líderes precisarão se tornar o modelo desses valores e dessa forma de atuar - dentro e fora da empresa.
Os 12 gargalos que impedem o desenvolvimento de uma nova Cultura em uma empresa
Desenvolver intencionalmente uma Cultura é uma jornada interessantíssima. Mas após mais de 20 anos como Executivo de RH em grandes empresas posso garantir que não é uma missão fácil. Depende de uma série de ações combinadas.
Trabalhar com Cultura demanda um know-how que combina, entre outras coisas, conhecimento da estratégia do negócio e do mercado nos próximos anos.
Muitas organizações querem iniciar uma jornada de transformação cultural e esbarram em algumas dificuldades. Algumas não conseguem avançar em suas ações e não conseguem entender o porquê.
Abaixo você pode conferir alguns desafios que boa parte dessas empresas enfrentam.
São 12 gargalos que impedem a criação de uma nova cultura em uma organização. Esses 12 gargalos foram divididos com base no nosso método dos 3 pilares da transformacão:
Estratégia
Cultura & pessoas
Performance
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