12 insights para criar o futuro da sua carreira



O trabalho que você estará fazendo até o final dessa década terá muito pouco (ou nada) a ver com o que você faz hoje. A propósito, se o que você estiver fazendo em 2025 ou 2030 for muito parecido com o que você faz hoje, você tem um grande problema para resolver.


Novas tecnologias.

Novos comportamentos do consumidor.

Novas gerações.

Novos formatos de empresas.

Novos modelos de trabalho.


As mudanças são inúmeras e ser muito bom no que se faz hoje não garante que você e a sua empresa estejam no jogo nos próximos anos. Mas o que fazer para plantar as sementes para criar o futuro da sua carreira?

A seguir você vai conferir uma série de 12 insights que postamos recentemente no Instagram da FUTURO S/A (@futuro_sa) sobre carreira. Confira:


1. Tenha clareza de quem você é e do que você deseja: Como pessoas e profissionais, estamos sempre envolvidos com compromissos. Mas, pare para pensar: quantos destes compromissos são com você mesmo?


Tenha clareza o quanto antes sobre seus talentos, o que você valoriza profissionalmente e qual é a sua marca profissional. Ter esse conhecimento é chave para que você possa tomar decisões mais conectadas com o seu propósito e com que você deseja para a sua vida profissional.


Há inúmeros casos de profissionais que têm uma carreira espetacular, com uma boa remuneração, mas que, no final do dia, sentem que não estão plenamente conectados com o que estão produzindo - por estarem distantes do seu propósito, daquilo que realmente nasceram para fazer. Isso tudo gera estresse, frustração, desinteresse, desengajamento, síndrome do "Fantástico" e até doenças...



2. Dinheiro é essencial mas definitivamente não é tudo. Todas as vezes que tomei decisões tendo o lado financeiro como prioridade, dei tiro no pé. Escolha sempre atuar em organizações onde você possa colocar seus verdadeiros talentos em ação. Esse é o melhor caminho para você entregar resultados de alto nível e ter acesso a desafios mais complexos.



3. Em suas escolhas profissionais, tenha especial atenção à cultura da empresa e ao perfil dos líderes com quem você vai trabalhar. Seu líder representa, em maior ou menor escala, a empresa para você. Busque informações sobre seu estilo de trabalho, o que essa pessoa valoriza, o que é alto desempenho para essa pessoa, histórias de profissionais com quem ele teve sucesso e também aqueles que a relação não deu certo. Entenda os porquês. Entenda o que ele deseja de alguém no cargo que você está sendo considerado. Outro ponto essencial é saber muito bem a cultura real da empresa. Entenda o que realmente é praticado e valorizado.



4. Não espere um plano de carreira. Você é o responsável pela sua carreira e pelos seus planos de vida. Não delegue isso para alguém. Tenha o seu plano e identifique se esse plano é aplicável na empresa em que você trabalha. Caso positivo, tenha clareza do que você precisa fazer para chegar lá.


5. Lidere e participe de projetos que vão além do seu cargo e da sua área de atuação. Essa é uma das melhores formas de aprender e ainda gera uma série de outros benefícios: você poderá descobrir novos talentos que você nem sabia que tinha. Além disso, projetos dão muita visibilidade do seu trabalho para outros líderes e áreas.


É uma forma poderosa de desenvolver relações com outras áreas, ter contato com pessoas com pensamentos diversos e desenvolver uma visão mais ampla dos desafios da empresa. A propósito, isso ainda vira um diferencial para você: afinal, poucas pessoas conseguem desenvolver essa visão em médias e grandes organizações.


Quanto mais complexos são os desafios que você resolve, maior será o seu ativo como profissional.



6. Estude e conheça as tendências que podem afetar a sua área e seu mercado.


Novas tecnologias.

Novos comportamentos do consumidor.

Novas gerações.

Novos produtos.

Novos formatos de empresas.

Novos modelos de trabalho.


É preciso ampliar a sua visão e ir além do que você faz no dia a dia. As linhas que teoricamente separavam os mercados estão desaparecendo rapidamente. Não se interessar pelas tendências é não se interessar pelo futuro do seu mercado e da sua própria carreira.


Tenha especial atenção ao impacto das novas tecnologias e o que as empresas de tecnologia e as startups estão realizando. Ali já existem diversas pistas das transformações que estão acontecendo e que podem afetar a sua carreira e a sua empresa.


Não se interessar pelas tendências é não se interessar pelo futuro da sua própria carreira.



8. Saiba ler e se comunicar muito bem em inglês. Apesar dos avanços nas tecnologias relacionadas à tradução simultânea, saber se comunicar bem em inglês é essencial.


É claro que, dependendo da sua profissão, você pode trilhar um caminho profissional brilhante mesmo sem saber inglês. Porém, se você fala, lê e escreve em inglês, você conquista diferenciais importantes para a sua carreira. Por exemplo:


- Ter acesso a oportunidades profissionais em outros países.

- Realizar palestras e apresentações para profissionais de outros países.

- Participar de congressos, conferências e cursos no exterior e ampliar sua rede.

- Participar de Congressos, Eventos e Conferências aqui no Brasil (ou até no Exterior) com palestrantes estrangeiros. Além de entender tudo, quem sabe até conversar com eles após a palestra.


O trabalho remoto vai proporcionar um crescimento de oportunidades de atuação e colaboração com profissionais de diferentes países. Mas não podemos esquecer que, da mesma forma que trabalhar remotamente significa trabalhar de qualquer lugar, isso também significa competir com profissionais de qualquer lugar.


Além de tudo isso, mais de 90% dos conteúdos relevantes no mundo dos negócios é produzido em inglês e jamais chegarão aqui. Quem pode acessar esse conteúdo já larga em grande vantagem profissionalmente.



9. Seu currículo não é mais só sobre os cargos que você ocupou. Quando você fizer alguma entrevista para realizar algum trabalho, lembre-se que seu currículo não será mais só sobre os seus cargos.

Não será só sobre o que você fez nas empresas anteriores.

Não será só sobre suas realizações do passado.

Não será apenas para falar sobre seus talentos.

Não será apenas para compartilhar aquilo que não deu certo.

Não é sobre os projetos que você realizou.


Seu novo currículo será também sobre sua visão do futuro. Será sobre a sua visão sobre o futuro da empresa onde você quer atuar. Será sobre como você imagina esse mercado nos próximos anos. Será também sobre as oportunidades e ameaças que você enxerga nesse mercado. E será, em especial, sobre como você aprende, como compartilha conhecimento e como se posiciona nas redes.



10. Prepare-se para uma era onde não será só você que irá procurar trabalho. O trabalho vai, cada vez mais, procurar por você. As novas ferramentas de recrutamento baseadas em Inteligência Artificial combinadas à forma como você se posiciona nas redes vão permitir, cada vez mais, que o trabalho encontre você diretamente.

As mesmas técnicas que as empresas utilizam hoje para que seus clientes as encontrem serão cada vez mais utilizadas pelas pessoas para que sejam encontradas pelas empresas e por outras pessoas.


Você pode saber mais escutando nosso podcast de apenas 5 minutos de duração.

É só clicar aqui ou na imagem abaixo para acessar.



11. Pense como um empreendedor. Independente do tipo de trabalho que você realiza, comece a pensar na sua atuação como alguém que gera impacto ao seu redor, alguém com mente empreendedora. Pense como alguém que veja problemas como oportunidades - e que cria soluções para resolver esses problemas.


Veja: ninguém precisa abrir uma empresa para empreender. Na verdade, você pode empreender em qualquer momento da sua vida profissional mapeando oportunidades para resolver desafios que ninguém resolve. Vá além de fazer apenas o que as pessoas lhe pedem para ser feito.



12. As atividades do futuro estão conectadas aos problemas do futuro. Por isso, não pare de aprender e colocar em ação esse aprendizado. Seja curioso e busque novos aprendizados. Leia. Veja videos. Escute podcasts. Conheça novas pessoas. Converse com quem vc admira. Tenha um mentor. Faça tudo isso, mas coloque ideias em ação. Conecte tudo que vc aprenda a experiências práticas.


Utilize as redes sociais a seu favor. Busque ter na sua timeline perfis que realmente contribuam para que você se desenvolva e aprenda o que você precisa aprender. Para você atingir seus objetivos, o que você decide não fazer é tão ou mais importante do que você faz.


Nunca pare de aprender. O dia que você para de aprender é o dia que você para de progredir.




Não perca mais nenhum Post da Futuro S/A! Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email. É super simples! Basta clicar aqui e registrar seu email.

Conheça o trabalho da FUTURO S/A! Clique aqui para saber mais.


O novo livro da FUTURO S/A:

Clique aqui ou na imagem para saber tudo sobre o lançamento.



FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social