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Os 3 pilares de uma transformação de sucesso

Atualizado: 16 de jul. de 2023



Burocracia.

Áreas atuando em silos, sem integração.

Chefes que não inspiram.

Times que não colaboram entre si.


Colaboradores com receio de tomar iniciativa.

Líderes com medo de errar e serem punidos.

Pessoas não tomam decisões.


Tudo isso, aos poucos, vai minando o brilho de uma organização...


A empresa vai ficando lenta e burocrática.

Clientes ficam insatisfeitos.

Talentos deixam a empresa.

A empresa começa a ficar para trás.

Não inova.


E começa a ter dificuldade para atrair e engajar talentos.


E tudo isso, em algum momento, vai gerar resultados ruins.



A empresa vai perdendo a relevância.

Empresas mais ágeis vão ganhando espaço.

A necessidade de mudança é nítida.


Mas como as empresas podem mudar essa situação?


Como transformar uma empresa com centenas, milhares de colaboradores?


Como criar o futuro enquanto é preciso entregar os resultados do presente?


Podemos aprender com os casos de sucesso.


O que gigantes como Apple, Disney, Microsoft e Lego fizeram para realiza transformações de sucesso?


Bob Iger (Disney), Satya Nadella (Microsoft) e Jørgen Vig Knudstorp (LEGO)



Bob Iger liderou a transformação da Disney de 2005 a 2020.


Ele é considerado um dos CEOs mais bem-sucedidos da história da empresa.


Quando Bob Iger assumiu, a empresa vivia uma grande crise financeira e criativa.


Ele foi CEO da Disney de 2005 a 2020.


Durante a sua trajetória, Iger multiplicou por 5 o valor de mercado da Disney, saindo de US$ 48 bi para US$ 257 bilhões.



No final de 2022, Bob Iger foi convocado pela Disney para retornar à posição de CEO.


Bob Chapek, que havia sucedido Bob Iger, teve uma gestão desastrosa, destruindo o valor de mercado da empresa e derretendo os lucros da empresa.


Só para ter uma ideia: Bob Iger deixou a Disney valendo US$ 257 bilhões. Hoje (Julho/23), a Disney vale US$ 163 bilhões. A empresa perdeu quase 40% de valor de mercado em menos de 3 anos...


Bob Iger volta a ser CEO da Disney para liderar mais uma transformação.


Satya Nadella era colaborador de longa data da Microsoft quando foi nomeado CEO da gigante de tecnologia.


Sua missão: tornar a empresa novamente relevante para pessoas e empresas em um mundo de rápidas mudanças tecnológicas.


De 2014 a 2021, o valor de mercado da Microsoft foi multiplicado por 7, valendo hoje (julho/2023) mais de US$ 2,5 trilhões. Já contei um pouco dessa história de transformação aqui.


Hoje é a 2a empresa mais valiosa do mundo, atrás apenas da Apple.



A Apple também tem uma história incrível de transformação que já contei aqui. Ela saiu praticamente da falência em 1997 para se tornar a gigante que vale hoje US$ 3 trilhões.


Jørgen Vig Knudstorp também levou a dinamarquesa LEGO do ostracismo a se tornar a maior empresa de brinquedos do mundo.


Cada uma dessas histórias de transformação tem suas peculiaridades.

Mas o que há em comum entre elas?




Existem 3 elementos-base que fizeram parte dessas e de muitas outras histórias de transformação.


Elas formam um tripé que chamamos aqui na FUTURO S/A de "Tripé da Transformação".


1. Visão clara de Futuro e Propósito. O desenvolvimento de uma visão clara de futuro e um forte senso de propósito que guiaram a transformação dessas organizações.


2. Uma nova Estratégia para o negócio. É preciso definir COMO essa visão de futuro será colocada em ação. Assim, líderes e equipes conseguirão ter clareza sobre a direção da organização. E poderão tomar as melhores decisões relacionadas a produtos e ao posicionamento da empresa no dia a dia.


3. Conexão da Estratégia com uma nova Cultura. Você pode ter uma estratégia espetacular, mas sem pessoas engajadas para colocar tudo isso em ação. É a sua cultura que definirá o perfil de profissionais que sua empresa precisa atrair, desenvolver e engajar.


Falei um pouco sobre isso aqui:




O TRIPÉ DA TRANSFORMAÇÃO


VISÃO DE FUTURO E PROPÓSITO

+

ESTRATÉGIA

+

CONEXÃO DE ESTRATÉGIA E CULTURA


Esse é exatamente o tripé que adotamos com nossos clientes em suas jornadas de transformação.


Tripé da transformação - FUTURO S/A (2023)



Sem conectar muito bem esses três elementos, a transformação da sua empresa provavelmente terá problemas ou vai demorar MUITO mais tempo para deslanchar...


Mas como fazer tudo isso acontecer?

Esse é um papo para o próximo conteúdo!


Curtiu os insights?

Vêm aí a 2a e a 3a parte desse post.


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Conheça alguns de nossos cases de transformação



Acelerando a Transformação Cultural

// CPFL Energia



Acelerando a Jornada de Transformação Cultural em todos os países da América Latina

// Bayer CropScience LATAM



Sobre o Autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda a realizar transformações na Cultura, na Estratégia e no RH de grandes empresas.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:




 
 
 

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