5 Peguntas para Haendel Motta sobre Futuro, Psicologia e Mindset



Eu e o Haendel Motta sempre trocamos comentários e curtidas em nossos posts no LinkedIn. Até que o Ricardo Costa, um colega nosso comum, falou de um pro outro que tínhamos que nos conhecer.


Dito e feito. Em uma das minhas idas ao Rio de Janeiro, tive a oportunidade de bater um papo muito bacana com o Haendel, que tem uma história incrível, de interesses multidisciplinares.


Ele é Psicólogo da Marinha há mais de 10 anos, onde atende militares e seus familiares em um serviço com volume ininterrupto de casos e rico na variedade de demandas (o que já lhe permitiu cruzar as tais dez mil horas de experiência).


É um cara que pesquisa e mergulha nas conexões entre a clínica psicanalítica e a Liderança. E nesses estudos surgem artigos e reflexões muito bacanas que valem a pena conferir.


Se você ainda não segue o Haendel no LinkedIn, segue o cara para ter uma visão diferente sobre esses assuntos! :-)


Nesse papo de 5 Perguntas, falamos sobre:


  1. A conexão entre Liderança e Gestão.

  2. O que é o tal do Mindset.

  3. A importância desse tema nesse momento de transformação que estamos vivendo.

  4. O impacto nas pessoas de toda a avalanche de informação que recebemos todos os dias.

  5. O Futuro do Trabalho.


Então, vamos lá! :-)


1. Haendel, qual a conexão da Psicologia com temas como Liderança e Gestão?


Conexão total. Diria que Liderança e Gestão habitam na interseção entre os campos de Administração e Psicologia.


O problema é que muitas vezes temas complexos da psicologia chegam de modo simplificado nos cursos de administração.


E livros e treinamentos de liderança podem ser distinguidos assim, num espectro que vai de abordagens ricas e bem fundamentadas até outras apenas românticas, simplórias ou, pior, que não fazem diferença na prática.


2. As pessoas têm falado muito sobre mindset. O que é esse tal de mindset afinal?


Mindset é sem dúvida um conceito que veio para ficar, e devemos seu alcance ao livro de Carol Dweck.


Diz respeito à nossa visão de mundo, e o quanto nosso repertório de valores e saberes determina a percepção que temos desse mundo.


Junto a isso, Carol nos presenteia com duas disposições do mindset, fixed e growth.


Mas, dez anos depois do livro, a Carol Dweck publica na HBR um artigo sobre como 'growth mindset' se tornou uma buzzword de entendimento limitado e, eu diria, nada growth, rs. Enfim, novamente a questão da superficialidade.

3. Qual a importância deste tema nesse momento de transformação que estamos vivendo?


Acho enorme, pois penso assim: você só irá tirar o melhor proveito da transformação que ocorre 'lá fora' se seu 'aqui dentro', isto é, seu mindset, estiver bem elaborado, abastecido de um bom repertório, e, sobretudo, disposto a se ressignificar na medida em que o mundo gira.


Isso envolve conhecimento de si, agilidade emocional, flexibilidade cognitiva, disposição autoral/criativa, e grande parte do que é definido hoje como soft skills.


Na minha experiência, é como se o mergulho na elaboração do mindset fosse a porta de entrada para o desenvolvimento das soft skills - e sabemos o quanto elas serão fundamentais daqui pra frente.


4. Quais os impactos que vc percebe nas pessoas com toda essa avalanche de dados e informações que estamos expostos diariamente?


Vivemos um momento glorioso quanto a 'conectar os dots', isto é, estabelecer pontes entre campos distintos de conhecimento.


Pessoalmente, meu empenho atual é articular o legado psicanalítico de Jacques Lacan aos temas corporativos, algo que vem recebendo ótima aceitação, felizmente.

Mas o contraponto desse deslizamento horizontal entre diferentes temas ou áreas é a perda do mergulho vertical em determinado assunto - falta aprofundamento -, e a perda de consistência ou rigor nos discursos é um dos piores impactos que a revolução digital tem a nos oferecer.


5. Como será o Futuro do Trabalho na sua visão?


Digo sempre em minhas palestras, e também no LinkedIn, que o mundo dos Jetsons não substituirá por completo o dos Flintstones.


Há um fio de continuidade, e não apenas de disrupção, nessa trama VUCA em que nos metemos. Então, profecias de que 'nada será como antes' não me seduzem tanto - e me apoio em Taleb para dizer isso.

De todo modo, irá se destacar na revolução digital o profissional capaz de navegar horizontalmente em áreas diversas sem, no entanto, perder a capacidade de mergulhar fundo em pelo menos uma delas.


Um baita desafio.


Já em relação a perder nossos empregos para as máquinas, não... Iremos perder nossos empregos para quem souber tirar o melhor proveito delas.


Ah, e obrigado, André, pela oportunidade de responder a essas ótimas perguntas!


***


Haendel, nós é que agradecemos por compartilhar suas ideias com a gente na série.

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho do Haendel, eu recomendo que você:


1. Visite e acompanhe o seu perfil no LinkedIn.


2. Leia alguns de seus artigos e publicações.


3. E veja também vídeos de algumas de suas palestras como essa aqui:



***


Sobre a Série "5 Perguntas sobre o Futuro"


A 2a temporada da série "5 Perguntas sobre o Futuro" começou há um mês com papos incríveis. Dá uma olhada nas feras que tivemos a honra de receber até aqui:



A Caroline Hannickel falando sobre a conexão entre Gestão de Performance e Ciências Cognitivas.


Na sequência, tivemos o João Paulo Pacífico, Fundador e CEO do Grupo Gaia, falando sobre a conexão entre Felicidade e Trabalho, além da sua Filosofia de Gestão na sua Empresa. Você pode conferir o papo com ele clicando aqui.


Em seguida, tivemos o Cezar Taurion falando sobre as Novas Tecnologias e o Futuro do Trabalho. Clique aqui para ler o papo com ele.


E também tivemos o Gustavo Mançanares Leme, Diretor de RH da Captalys, falando sobre Carreira nessa Era Digital. Clique aqui para conferir o papo com o Gustavo


E na semana passada tivemos a presença do José Eduardo Queiroz, CEO do Mattos Filho, o maior escritório de advocacia da América Latina. Clique aqui para conferir o papo com o José Eduardo!


Se você perdeu algum post da série, não deixe de ler, pois está incrível!


***


Não perca mais nenhum Post do Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email.


É super simples!

Basta clicar aqui e registrar seu email.

FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon