6 Tendências em Gestão de Talentos e Carreira em Organizações Digitais



Eu participei recentemente de um debate com alunos de Pós-Graduação do Ibmec sobre o Futuro do Trabalho. E um dos elementos que debatemos foi exatamente a ampliação da visão do RH quando falamos em carreira e gestão de talentos.


Naquela oportunidade, apresentei o gráfico abaixo que já é conhecido por quem acompanha nossos textos aqui no FUTURO S/A.


O que vamos refletir nesse item não necessariamente vai se aplicar na sua empresa HOJE. Mas, como falei antes, representa SINAIS DE MUDANÇA e TENDÊNCIAS importantes.


Pode demorar mais ou menos dependendo do mercado e indústria da sua empresa, mas são elementos que, em maior ou menor escala, precisarão ser pensados para CRIAR o seu RH e a sua EMPRESA no FUTURO.


Fica claro, pelo gráfico, que os profissionais ficam, em média, POUCO TEMPO nessas empresas.


PORQUE ISSO ACONTECE? Porque essas empresas têm desafios em atrair esses funcionários pra ficar mais tempo na empresa?


Há várias razões para isso acontecer (às vezes uma, às vezes a combinação de 2, 3 ou 4 elementos):


1. Pensamento Empreendedor


São profissionais de altíssimo gabarito que entram nestas empresas muitas vezes para aprender um pouco mais da dinâmica de uma grande corporação. No final das contas, o que ele/a quer mesmo é criar sua própria start-up.


2. Desafios Constantes


A galera que atua nestas empresas é movida a grandes desafios - e de preferência constantes.


De um lado, a maior parte dessas empresas são gigantes.

Algumas com processos muito bem estabelecidos.


De outro, há novas empresas pipocando a todo instante no Vale do Silício e na California - exatamente com desafios grandes e constantes.


A combinaçao destes 2 elementos é explosiva.