Uma decisão que turbinou o meu desenvolvimento



A consultoria ComScore realizou uma pesquisa que mostrou que os brasileiros, em todas as classes sociais, gastam em média quase 2 horas por dia nas redes sociais. Como esse levantamento foi realizado no final de 2019, é possível a gente afirmar que essa média deve ter aumentado substanciamente nesse período pós pandemia.


E é importante também a gente lembrar que essa é apenas a média. Existem sempre os 'outliers' - aqueles que utilizam as Redes Sociais em larga escala por diferentes motivos.


Independente se são 2, 3 ou 5 horas por dia nas Redes Sociais, esse hábito (ou vício) nos dá uma sensação de que estamos aprendendo. Mas como aprender tudo quando a informação que existe no mundo dobra a cada 2 anos?

Bem antes de termos o volume de informação que temos hoje, eu tomei uma decisão importante e que me ajudou a acelerar meu desenvolvimento.


Não é nada revolucionário. Pelo contrário, é algo que beira o óbvio:


Quando eu comecei a consumir apenas os conteúdos que eu realmente precisava para me aprofundar, eu comecei a perceber um impacto exponencial no meu desenvolvimento, na minha forma de pensar e na minha performance.

Eu tomei essa decisão há muitos anos. E posso dizer que focar no essencial, naquilo que realmente preciso focar em aprender foi um divisor de águas na minha vida.


Essa decisão certamente contribuiu demais para fazer coisas de alto impacto ao longo da minha carreira como Executivo de RH. E, em especial, foi um dos fatores que permitiu que eu tomasse a decisão de transformar a FUTURO S/A em uma empresa.


Mas por mais que isso pareça óbvio, não é tarefa fácil abdicar de tudo que está acontecendo ao seu redor. Já deram até nome para isso. É o tal do FOMO - Fear of MIssing Out.


Essencialismo: um dos grandes antídotos para o excesso de informações



Um dos grandes antídotos para os efeitos do excesso de opções é o conceito do Essencialismo, do Greg Mckeown.


Greg diz que a saída é a busca disciplinada por menos e melhores opções, fazendo o que é realmente essencial.


Esse vídeo de apenas 5 minutos do próprio Greg é interessante para entender os conceitos principais do livro. A propósito, o livro é leitura obrigatória para aqueles que se perdem em um mundo com tantas distrações e excesso de informação.



Em um mundo com tanto conteúdo e com tantas possibilidades, dizer não para tudo que não importa é dizer sim para o que é importante para você.


Diga sim para aquilo que você precisa realmente fazer.

Diga sim para o que você precisa realizar.


No final das contas, tudo isso se resume a sua capacidade de identificar o que é essencial para você e ter a disciplina para manter o foco.


Foco! :-)


Um grande abraço e até a próxima!

Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A! Receba seus posts diretamente em seu email. É só clicar aqui. Conheça o nosso livro! Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui. Saiba tudo que a FUTURO S/A faz. É só clicar aqui.


Quer falar com a gente? É só clicar aqui.

FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon