top of page
Buscar

A dica de carreira que quase ninguém fala e que você precisa conhecer



As dicas clássicas de carreira que conhecemos estão relacionadas ao nosso autoconhecimento, à nossa capacidade de ter clareza sobre os nossos talentos, nossas áreas de desenvolvimento, etc.


Elas são abordagens individuais e que definitivamente são essenciais para buscarmos atividades mais conectadas com aquilo que desejamos realizar em nossa carreira.


Entretanto, para quem trabalha em empresas, existem outros elementos fundamentais para que você tome boas decisões para criar o seu futuro profissional.

Por exemplo: você tem clareza sobre quais os planos e estratégias da sua empresa para os próximos anos? O mercado da sua empresa está em ascensão ou em decadência? Nem todo mundo reflete sobre isso, mas ter clareza sobre esses e outros elementos que estão acontecendo ao nosso redor podem ser a diferença entre desenvolver uma carreira de sucesso ou ficar estagnado e sem perspectivas para o futuro.


Há coisas que você precisa ter clareza sobre a sua organização para assumir o protagonismo em sua carreira:


1. FUTURO: Você tem clareza da estratégia da sua empresa para os próximos meses? Essa estratégia faz sentido considerando o cenário e as tendências do mercado?


2. CULTURA: Há um alinhamento claro entre o que é falado e o que é praticado pelos executivos e líderes? Esse jeito de atuar tem tudo a ver com o futuro que a empresa precisa criar daqui para frente? ou é um modelo ultrapassado que não se alinha às necessidades dessa nova era?


3. PRESENTE: Sua empresa tem gerado bons resultados? Como andam seus indicadores? Como anda a saúde financeira? Ela foca apenas em indicadores financeiros? Quais outros indicadores são prioridades absolutas para a sua empresa?


4️. MERCADO: O mercado onde a empresa atua está em crescimento ou é um mercado em decadência? Qual o cenário para os próximos anos?


5️. DESENVOLVIMENTO: Sua organização proporciona desafios para o desenvolvimento das pessoas em geral? Os lideres contribuem para que as pessoas se tornem profissionais mais competentes e que possam atuar em desafios mais complexos?


___


Você pode ter uma clareza completa sobre suas habilidades, seus talentos, seu propósito, etc, mas sem conhecer o cenário ao seu redor, você basicamente estará navegando em um barco (empresa) sem saber o que está ocorrendo ao seu redor...


Em uma era onde estabilidade não existe, uma das poucas coisas que você estão ao seu alcance é a sua capacidade de compreender muito bem o cenário e os dados ao seu redor e, assim, ser capaz tomar as melhores decisões para a sua carreira.


Para criar o seu futuro profissional, não basta você conhecer a si próprio. Você precisa conhecer o futuro da sua empresa e do seu mercado.


As sementes que você planta podem ser espetaculares, mas elas não vão germinar e crescer em solo que não seja fértil.

 


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page