Com o avanço da inteligência artificial nos processos de recrutamento, a competição por talentos será cada vez mais intensa. Por outro lado, abre-se um leque de oportunidades para algo que os sistemas (ainda) não conseguem fazer: mapear os talentos escondidos.
E quem são esses talentos escondidos? São pessoas que são extremamente talentosas em determinadas áreas e atividades, mas que não tiveram a oportunidade de colocá-las em prática. Elas não tiveram um cargo relacionado a esses talentos.
Esses "dados" estão escondidos. E só podem ser lidos através de perguntas que normalmente as empresas não fazem. São perguntas que não focam apenas no passado dos profissionais.
Outra coisa bastante comum que acontece é que esses talentos já até existem na organização. Mas ninguém nunca conversou com eles sobre seus talentos.
Falamos pouco, muito pouco sobre o futuro.
Falamos pouco sobre o potencial daquele profissional.
Daquele talento que nunca ninguém descobriu.
Sobre as competências que a pessoa já está desenvolvendo e que serão importantes para o seu negócio.
Da sua capacidade em desenvolver novas competências.
Ou da sua visão de futuro sobre a sua empresa.
Sobre o segmento em que a sua empresa atua.
E, principalmente, de que forma essa pessoa irá resolver alguns dos desafios que a sua organização terá no futuro.
No cenário que vivemos hoje, é muito importante contar com profissionais que tenham a capacidade de aprender MUITO rápido. Até porque as Universidades não estão mais dando conta de formar profissionais para para a Era Digital.
Em meus últimos times que liderei, mais de 90% dos profissionais que contratei nunca tinham realizado as atividades que passaram a realizar. Eles tinham o talento mas não sabiam. Hoje todos eles têm destaque e sucesso em suas áreas.
Muitas empresas só conseguirão ter acesso a esses talentos se conseguirem identificá-los no início de suas jornadas profissionais ou se desenvolverem seus talentos já atuando nessas posições. O problema é que muitas empresas ainda estão presas a formas de atrair, recrutar e selecionar do século passado.
Desenvolver essa capacidade é essencial para empresas que estão desenvolvendo novas estratégias e formas de atuar... Afinal, sua estratégia pode ser espetacular. Mas sem talentos, nada acontece.
E quanto menos dados (experiências) esses profissionais têm, mais escondidos eles estão para as empresas. Se seu RH e seus líderes desenvolvem essa capacidade, sua empresa estará sempre um passo à frente para recrutar, desenvolver e engajar esses talentos.
Comments