Adaptabilidade: a habilidade-chave que teremos que desenvolver nos próximos anos



Todo o caos que o Brasil e o mundo tem vivenciado por conta do Corona Vírus é um exemplo claríssimo do quanto a adaptabilidade será "a" habilidade que precisaremos desenvolver nos próximos anos.


Um artigo muito bacana da Harvard Business Review diz que a Adaptabilidade é a nova vantagem competitiva - e isso vale para profissionais e organizações.


Adaptabilidade é a habilidade que fez com que nós, seres humanos, conseguíssemos chegar até aqui. Atravessamos séculos evoluindo, criando, inventando, acelerando nosso desenvolvimento ao longo da história. E certamente é o que vai nos tirar dessa crise mundial.

Um trecho muito interessante deste artigo da Harvard Business Review que eu citei acima diz o seguinte:


In order to adapt, a company must have its antennae tuned to signals of change from the external environment, decode them, and quickly act to refine or reinvent its business model and even reshape the information landscape of its industry.

Adaptabilidade tem a ver, portanto, com a capacidade de estar atento aos sinais de mudança que acontecem a todo tempo ao nosso redor - e que poucas pessoas prestam atenção no dia a dia.


O próprio Corona já emitia sinais do seu potencial impacto. Mas, quem, de fato, prestou atenção e identificou ali um potencial cenário de um mega desafio que teríamos pela frente?


Ou seja, o recado da vida é claro: o mundo gira. E não para.


Desenvolver a adaptabilidade é o que vai diferenciar aqueles que estarão à frente das mudanças daqueles que não conseguirem se adaptar. Exemplos no mundo corporativo não faltam: Nokia, Kodak, etc.


Eu trabalhei na Nokia. E vi a ascensão e queda da gigante finlandesa no mercado por dentro. Um ponto central para a queda da empresa foi o fato de não se adaptar a um novo mundo que estava nascendo ali, quando o Steve Jobs apresentou o iPhone para o mundo.


E as mudanças continuam acontecendo. Algumas empresas estão atentas. Alguns profissionais conseguem perceber o impacto em suas carreiras. Mas outros não...


Quando nossos filhos, netos e bisnetos falarem sobre Inteligência Artificial, Robôs e Realidade Virtual, será como falamos hoje do Computador, do Celular, da Internet


O que hoje vemos como novidade, em muito pouco tem será comum. Será o “normal”. Será o status quo. E você? Vai olhar apenas para suas conquistas do passado? Ou está disposto a desenvolver novas habilidades, conhecer novas tecnologias, novas estratégias?


É bastante razoável dizer que ADAPTABILIDADE será "a" habilidade a ser desenvolvida em um mundo de mudanças aceleradas.

Como profissional, a adaptabilidade vai permitir que você identifique oportunidades onde os demais somente veem problemas. Vai lhe propiciar oportunidades de crescimento. A adaptabilidade vai possibilitar que você se torne mais flexível e não nade contra a corrente. E, principalmente, vai permitir que você experimente, teste novas abordagens, aprenda com essas experiências e lidere a mudança.


Seguem, então, algumas recomendações para desenvolver a adaptabilidade:


Estudar as tendências. O que está acontecendo dentro e fora do seu mercado e que pode impactar os negócios da sua empresa ou a sua carreira?


Criar ações para diferentes cenários. Com base nessas tendências, você ode trabalhar com cenários mais otimistas ou pessimistas. Mas o mais importante é estabelecer quais ações você vai realizar à medida que esses cenários se aproximem da realidade.


Não entrar em pânico diante da crise. Foque naquilo que esteja a seu controle. Equilibre o lado emocional com o racional. Estude e analise tudo o que você pode fazer para criar soluções.


Desenvolver novas habilidades. Qual foi a última vez que você aprendeu algo novo? Quando foi a última vez que você fez algo realmente novo e que nunca tinha feito na vida? O que você precisa aprender e que pode gerar um baita diferencial na sua carreira nos próximos anos?


Conversar com pessoas com ideias novas e surpreendentes. Quem você precisa conhecer para lhe dar outras visões e provocar a sua forma de ver o mundo?


Novos desafios e situações. O que você pode fazer hoje para estar em contato mais próximo dessas tendências? O que você vai fazer para experimentar essas novas tendências? Em que desafios você vai se colocar para aprender o novo?


A melhor estratégia para desenvolver a adaptabilidade é expor-se a novos desafios e situações. Só quando a gente se depara com algo que a gente nunca fez é que a gente desenvolve essa capacidade.

Diante dessa crise, só há uma certeza: ela vai passar e vamos sair melhores do que entramos. E, como sempre, quem se adaptar mais rápido terá a capacidade de superar os desafios, criar soluções e fazer as coisas acontecerem.


_______________


Não perca mais nenhum Post da Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email. É super simples!


Basta clicar aqui e registrar seu email.


Leia o nosso Livro!

www.futurosa.com.br/livro



FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social