Os impactos do 'Anywhere Office' para a sua carreira e para as empresas



Um efeito imediato que ocorre quando o trabalho se torna realmente remoto é que caem as barreiras geográficas - tanto para as organizações quanto para as pessoas.


Trabalho remoto não quer dizer fazer home office de vez em quando. Trabalho remoto significa que você não precisa necessariamente estar fisicamente em um escritório específico em uma cidade.

O profissional passa a trabalhar de qualquer lugar. Pode, se desejar, atuar dentro ou fora da empresa. Daí é que vem a ideia e conceito do "Anywhere Office" (escritório em qualquer lugar).


É claro que o 'Anywhere Office' não é algo aplicável para todas as atividades em uma empresa. Mas para alguns cargos é indiferente se a pessoa está trabalhando de São Paulo, Passo Fundo, Teresina ou Cuiabá. E em outras situações, pode ser indiferente, inclusive, se está em outro país... pode ser em uma cidade no México, nos EUA, na China ou na Alemanha.


Veja: o 'Anywhere Office' está longe, muito longe de ser uma prática estabelecida, mas já existe há bastante tempo.


Eu mesmo já fui contratado para cargos que poderiam ser executados por profissionais baseados em qualquer parte do mundo. Já atuei de forma 100% remota por um bom período. Mesmo trabalhando em uma posição global, passava a maior parte do meu tempo no Rio de Janeiro enquanto meu chefe estava na Alemanha e meus pares espalhados em outras cidades do mundo.


Não havia necessidade de ir ao escritório do Rio ou de São Paulo - a não ser que eu quisesse conversar com meus colegas de empresa.


Todo esse movimento em torno do trabalho remoto pode se tornar uma ameaça ou uma oportunidade para a sua carreira.


Muita gente não reflete sobre isso, mas da mesma forma que o trabalho remoto permite que uma atividade seja realizada de qualquer lugar, o contrário também pode ser verdadeiro. Dependendo do escopo, profissionais de qualquer lugar do Brasil (e até do mundo) podem fazer essa atividade.

Na prática, nessas situações, você não vai competir apenas com outras pessoas da sua cidade por um trabalho. Você poderá competir com candidatos de todo o Brasil. E, em alguns casos, você poderá competir com profissionais de diversas partes do mundo.


Isso permitirá o acesso a vagas com trabalho remoto em outras cidades em todo o Brasil e no Exterior. O profissional trabalha de qualquer lugar e pode atuar em uma equipe com profissionais de diferentes cidades.


Mas, da mesma forma que isso dará acesso a diversos profissionais a vagas a diferentes cidades, haverá concorrência de profissionais de diferentes partes do país - e até do mundo.


Para quem já atua de forma mais autônoma, tendo uma empresa individual, isso pode representar desde já uma baita de uma oportunidade para desbravar novas cidades, novos países e novas culturas.


Alguns podem até migrar e atuar de qualquer lugar do mundo (como fazem os nômades digitais), mas não precisa ser uma regra. Até porque muitos preferem ou precisam (filhos, por exemplo) estar baseados em uma cidade específica.


Mas a pergunta é: será que as pessoas estão preparadas para competir por oportunidades com profissionais de diversas partes do país e do mundo?

Essa é uma reflexão importante par