Veja a imagem abaixo. Você está no centro. Quando a gente só conversa e interage quase todos dias com as mesmas pessoas, esse será o nosso universo.
É claro que falar apenas com as pessoas da sua própria área na empresa não impede que você se torne um bom profissional.
Mas perceba o quanto isso pode limitar a sua visão. Perceba o quanto isso pode limitar as possibilidades para gerar mais impacto e valor com a sua atuação.
Um mundo de conhecimento e insights está aberto para quem deseja ir além.
Comece conversando com pessoas de outras áreas da sua própria empresa. Só isso já irá lhe proporcionar uma melhor visão dos desafios da sua organização. E principalmente: como você e sua área podem gerar mais valor com a sua atuação.
Agora imagine quem ultrapassa as fronteiras da sua empresa e passa a ter contato com profissionais de outras empresas em seu mercado.
É possível ter essa perspectiva, por exemplo, participando de conferências do seu setor, criando grupos de discussão, conhecendo outros profissionais, etc. Você passa a compreender o que o seu mercado está fazendo e os impactos disso tudo para sua empresa e para a sua área!
Agora, imagine o impacto de um profissional que vai além e busca também conhecer o que está acontecendo em outros mercados!
Ações que podem estar sendo realizadas de forma bem-sucedida em um mercado completamente diferente do seu podem ser adaptadas para a sua empresa.
Além de desenvolver boas ideias, esse contato com outras organizações e outros mercados gera um benefício adicional: permite que você consiga conversar com maior fluidez com qualquer líder ou executivo dentro da empresa.
A tendência, inclusive, é que você seja procurado por eles. Afinal, você será reconhecido como alguém que, além de ter uma visão ampla do negócio, está atento às tendências do que está acontecendo dentro e fora do seu mercado.
Por fim, ainda mais raros são os profissionais que vão além de olhar apenas para os desafios do presente e que olham para o futuro.
Observe, por exemplo, algumas das tendências que já compartilhei nos meus ebooks, nos meus livros e outras que estejam rolando em seu mercado.
Já imaginou o impacto de tudo que está acontecendo ao redor da sua empresa?
Essas mudanças são ameaças ou oportunidades para o negócio?
Quais novos produtos precisam ser criados?
O que precisa mudar no modelo de gestão?
Qual o impacto disso no perfil dos seus executivos, líderes e profissionais?
Ir além da sua área é ampliar a sua visão.
E ampliar a sua visão possibilita que você crie novas soluções e gere mais valor.
É uma grande oportunidade para qualquer profissional.
Mas para aproveitar essas oportunidades é preciso ir muito além do que você faz no dia a dia.
E você? Está aproveitando essas oportunidades?
Até onde a sua visão alcança?
Até onde a sua visão alcança atualmente?
Conheço muito bem a minha área (RH, Vendas, Mkt etc)
Vou além e conheço bem outras áreas da empresa.
Conheço bem todas as áreas da empresa.
Conheço bem o que fazem as outras empresas no meu mercado.
Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria especializada em Cultura e Transformação Organizacional.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A (esgotado)
Assista e baixe nossos conteúdos!
댓글