Nunca a palavra "propósito" foi tão falada e comentada no Brasil e no mundo. Mas, será que tanto foco em Propósito gera realmente algum resultado prático para as empresas? Ou é apenas um modismo?
A galera do LinkedIn fez uma pesquisa exatamente sobre isso com mais de 26 mil membros do próprio LinkedIn em 40 países e 16 idiomas.
O Resultado? Veja a seguir!
Nunca a palavra "propósito" foi tão falada e comentada no Brasil e no mundo. Mas, conectar a palavra "propósito" a trabalho é um fenômeno relativamente recente.
Afinal, nossos bisavós, avós e nossos pais trabalhavam pela simples necessidade financeira. Ninguém pensava se o trabalho proporcionava realização ou se era conectado a algo maior.
Tudo isso mudou nos últimos anos.
Ter realização no trabalho hoje vai muito além da necessidade financeira. Algo que vai além do salário. Vai além do cargo que se ocupa.
Não que esses fatores não sejam importantes. Afinal, todo mundo tem suas contas para pagar, seus desejos e sonhos. Ainda mais em tempos de crise!
O fato é que essas mudanças nas aspirações dos profissionais já começam a produzir MUDANÇAS nas EMPRESAS.
Em especial, aquelas que brigam pelos melhores talentos.
As empresas começam a perceber que seu propósito precisa ir MUITO ALÉM de gerar retorno para o acionista.
Elas já percebem que um propósito genuíno mobiliza as pessoas. E de uma forma que a busca por lucros isoladamente não consegue.
Mas, será que tanto foco em Propósito gera realmente algum resultado prático para as empresas? Ou é apenas um modismo?
A galera do LinkedIn fez uma pesquisa exatamente sobre isso com mais de 26 mil membros do próprio LinkedIn em 40 países e 16 idiomas.
Há vários resultados interessantes na pesquisa com relação ao impacto do Propósito nas Empresas. E o resultado mostrou que Propósito é realmente importante!
A pesquisa mostrou que empresas que são criadas e dirigidas com base em um PROPÓSITO claro têm mais chances de serem lucrativas e de atrair talentos.
Dá uma olhada:
1) Empresas com PROPÓSITO têm melhores resultados em sua Gestão de Talentos
73% dos Profissionais que atuam em empresas com propósito estão satisfeitas com seu trabalho.
Essas empresas têm 3,5 vezes mais seguidores nas Páginas do LinkedIn.
+29% pessoas que aplicam para posições em aberto no LinkedIn.
+10% em contratações.
+24% de funcionários que compartilham conteúdos da empresa nas redes.
No final das contas, Empresas com Propósito acabam atraindo profissionais que tendem a valorizar aspectos não relacionados diretamente a dinheiro ou status.
Eles continuam sendo importantes, é claro! Mas o principal motivador desse profissional é atuar em trabalhos onde possam gerar alto impacto para a sociedade, para o mundo...
Ou seja, são muito conectados à missão, à visão, aos produtos e aos serviços que a empresa oferta ao mercado.
2) Propósito produz RESULTADOS FINANCEIROS
A pesquisa mostrou que contar com funcionários alinhados com o PROPÓSITO da companhia se traduz em resultados de negócios de alto impacto.
85% das empresas com propósito mostraram CRESCIMENTO em suas RECEITAS.
58% delas tiveram um crescimento de mais de 10% em suas receitas nos últimos 3 anos.
Talvez a frase que melhor sintetize o impacto do Propósito na Gestão de Talentos nas Organizações seja essa do Reid Hoffman, fundador do LinkedIn:
Companies that understand the increasing emphasis of purpose in today’s professional landscape improve their ability to attract such employees and also their ability to retain them for longer periods of time. (Reid Hoffman, Founder of LinkedIn)
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Mas, e quanto aos Executivos? Qual a visão deles sobre o assunto?
Será que já há um entendimento sobre a importância desse tema para o futuro de suas organizações?
Uma outra pesquisa feita pela Harvard Business Review Analytics Services entrevistou cerca de 500 Executivos de todo o mundo.
"The Business Case for Purpose" traz alguns resultados interessantes sobre a visão dos Executivos sobre esse tema:
... A maior parte dos Executivos falou que Propósito IMPORTA:
89% dos Executivos disseram que um senso de propósito coletivo promove a satisfação dos funcionários.
84% disseram que pode contribuir com a capacidade de transformação de uma empresa
E 80% disseram que ajuda a aumentar a fidelidade dos clientes.
... Por outro lado, apenas uma minoria dos Executivos indicou que suas companhias possuem um propósito claro e que são orientadas para esse propósito.
46% disseram que suas empresas possuem um forte sentimento de propósito.
44% disseram que suas organizações estão trabalhando para construir esse Propósito.
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O ponto é que conectar as estratégias e ações da organização com um propósito genuíno acaba dando para líderes e equipes a sensação de ser parte de algo maior.
Isso tem, naturalmente, um potencial gigante de gerar altos níveis de
engajamento em todos os níveis da empresa.
Mas isso só é verdade absoluta para profissionais conectados motivados por essa proposta. Seja pelo perfil ou pelo momento da carreira, há profissionais mais conectados a outros motivadores... Dinheiro, Status...
E, além disso, precisa ser algo que seja efetivamente praticado por todos os níveis da organização - começando peo time executivo.
Mas parece que a maior parte das organizações ainda não aprenderam o que isso significa. Suas missões e visões são palavras penduradas na parede. Palavras que não geram conexão com as pessoas que trabalham na empresa.
O fato é que é muito interessante começar a ver pesquisas com dados que permitam traduzir, de forma mais objetiva, o super impacto do propósito nas organizações.
Essa é uma tendência forte de uma sociedade que começa a questionar o consumismo desenfreado, que se preocupa com a sustentabilidade.
Uma sociedade que quer ver empresas como influencias positivas - localmente e globalmente - e como mobilizadoras de causas importantes para o mundo.
Empresas que vão gerar um impacto muito além do tradicional lucro ao acionista.
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