top of page
Buscar

Como a Cultura impulsiona o valor da sua organização



Todo empreendedor, executivo ou CEO fala sobre a importância da cultura em suas empresas. Mas por que exatamente o tema Cultura tão relevante para o mundo dos negócio?


Cultura sempre foi tema de grande debate nas empresas, mas passou a chamar a atenção de Executivos e Líderes quando um fenômeno importante aconteceu no mundo dos negócios: a crescente importância dos ativos intangíveis no valor de mercado das empresas.


Ativos Intangíveis? O que isso tem a ver com Cultura?



Ativo é tudo que uma empresa possui que tem valor.

Ativos podem ser tangíveis ou intangíveis.


Até a década de 90, os ativos mais valiosos das empresas eram os chamados ativos tangíveis. Estou falando aqui basicamente de ativos físicos como as suas fábricas, maquinários, computadores, etc.


Nesse momento, a maior parte da força de trabalho era praticamente uma extensão da máquina. Uma era de trabalho, em sua grande maioria, braçal ou mais operacional.


Na transição entre o século XX e XXI observamos uma verdadeira revolução nessa dinâmica.


Nos últimos 30 anos, testemunhamos uma verdadeira revolução na forma das empresas gerarem valor. O grande ponto de virada acontece no início da Internet no mundo.


A partir daí, Ativos Intangíveis como branding, capital intelectual, dados, inovação e tecnologia (software) passaram a representar uma proporção muito maior do valor de mercado de uma empresa do que o valor dos ativos tangíveis.

Ou seja: ao contrário dos ativos tangíveis (fábricas, máquinas e equipamentos), os ativos intangíveis são ativos que não são físicos, mas têm valor que pode ser convertido em dinheiro.


Abaixo, você pode ver a participação de Ativos Tangíveis e Intangíveis no valor de mercado das 500 maiores empresas dos EUA.



Observe que, há quase 50 anos (em 1975), apenas 17% do valor de mercado de uma empresa era oriundo de ativos intangíveis. A maior parte (83%) do valor de mercado era calculado com base nos ativos físicos/tangíveis: suas fábricas, máquinas, prédios, equipamentos.


Veja como tudo muda entre 1985 e 1995 - momento em que vemos a ascensão dos computadores pessoais e o início da Internet. Em 1995, os ativos intangíveis já representavam 68% do valor de mercado dessas empresas.


Em 2005, 80% do valor de mercado das 500 maiores empresas dos EUA vinha de ativos intangíveis. Em 30 anos, houve uma completa transformação na dinâmica de como as empresas criavam valor.

Não é à toa que as BigTechs se tornaram as empresas com maior valor de mercado do mundo. Todo o modelo de negócio é focado em escalar ativos intangíveis.


Jeff Bezos, Bill Gates, Steve Jobs, Elon Musk, Larry Page, Sergei Brin, Jack Ma, Mike Zuckerberg



E o que tudo isso tem a ver com Cultura?


Todo esse contexto econômico na forma de fazer negócios e na forma de criar valor fez com que as empresas mirassem os olhos em quem faz de fato tudo isso acontecer: AS PESSOAS.


Afinal, não há como criar valor intangível de marca, capital intelectual, gestão de dados, tecnologia (software) sem pessoas que criem esses elementos nas empresas.

Deixamos o trabalho essencialmente braçal, sem criação, para um modelo de trabalho onde o conhecimento e a inovação é que geram valor.

Ou seja: quanto maior a capacidade de uma empresa ATRAIR e MANTER profissionais de alta capacidade ENGAJADOS, maiores serão as chances dessa empresa criar ainda mais VALOR. E a importância do tema cresce ainda mais pois estamos falando aqui de perfis profissionais altamente especializados e escassos no mercado.


É por isso que Cultura se tornou tão estratégico para essas empresas.

É por isso que a Cultura come a Estratégia no café da manhã.



Se uma empresa não desenvolve uma cultura que permita fazer a estratégia acontecer, todos os planos estratégicos se resumirão apenas a apresentações fantásticas para investidores e projeções financeiras que dificilmente se tornarão realidade.


É por isso que ter uma estratégia clara para o desenvolvimento da cultura que a sua organização precisa é tão crítico. Cultura se tornou um fator essencial para potencializar a capacidade das empresas de gerar resultados e valor. Só isso já seria suficiente para chamar a atenção do seu Time Executivo para a importância desse assunto.

Cultura não é um tema de RH.

Cultura é um tema de negócios e de geração de valor.



Se você curtiu, multiplique o conhecimento!

Fique à vontade para compartilhar o link desse post nas suas redes sociais. Ou simplesmente compartilhe pelo Whatsapp com pessoas que vão gostar de ler os insights do post.


Se você curtiu esse post, você também vai gostar desses aqui:






0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page