Como a técnica 'Feynman' pode turbinar seu desenvolvimento



Vc pode conhecer muito sobre assunto e fazer análises super complexas sobre um tema. Mas se esse conhecimento não está gerando resultados para as pessoas, isso terá pouco valor.


Richard Feynman ganhou o Prêmio Nobel em Física em 1965. Era conhecido pela sua capacidade de traduzir conceitos complexos para qualquer pessoa de forma simples.


A técnica Feynman é extremamente poderosa para o autodesenvolvimento. Ela foca em acelerar o seu aprendizado ensinando o que você sabe para alguém.


Tive a sorte de ter conhecido a técnica no início da minha carreira. E continuo utilizando desde então. Está presente quando escrevo um post. Ou quando faço uma palestra. Aparece em todos os projetos de transformação com nossos clientes.


De forma simplificada, a técnica Feynman tem algumas etapas básicas:


1. Identificar o tópico que vai aprender, escrevendo tudo que sabe sobre o tema.

2. Preparar-se para explicar esse tema usando linguagem e termos simples como se fosse explicar para uma criança.

3. Refletir sobre a sua performance e os gaps na sua forma de explicar.

4. Estudar, preencher esses gaps e escrever novamente um roteiro breve com liguagem e termos simples - até que fique absolutamente claro.


Uma frase que ilustra bem toda essa jornada é atribuída a Einstein: “Se você não consegue explicar algo para uma criança é porque você ainda não conhece o assunto o suficiente.”


Você pode conhecer muito sobre assunto e fazer análises super complexas sobre um tema. Mas se esse conhecimento não está gerando resultados para as pessoas, isso terá pouco valor.