Conheça o maior gap do RH (de acordo com o próprio RH)



Você sabe como o seu trabalho no RH contribui financeiramente para os resultados da sua empresa? Qual a empresa do seu segmento que é a mais lucrativa? E qual é a empresa com o pior resultado operacional? Quais potenciais ameaças que podem virar os resultados da sua empresa de cabeça pra baixo? Por que?

Uma pesquisa global com mais de 180 CHROs (Chief Human Resources Officers) realizada pela Korn Ferry revelou que 41% desses líderes identificaram que o maior gap entre os profissionais de RH é o chamado “business acumen” - que traduzo aqui como ‘conhecimento de negócios’. E 28% desses líderes identificaram que o 2º maior gap é a capacidade do RH de transformar a estratégia em ação.


Ou seja, quase 70% do gap que o RH precisa desenvolver nessa nova era estão relacionados a conhecimentos sobre negócios e estratégia.

Veja: ir a eventos, participar de treinamentos, assistir lives ou ler livros sobre a sua área de atuação é essencial, mas se você, como profissional de RH, tiver dificuldades em responder as perguntas do início desse post, é bem provável que você encontre muitos desafios de, por exemplo:

  • Conectar o que você está fazendo com o que o negócio precisa.

  • Falar a língua das pessoas que decidem na empresa.

  • Demonstrar como suas ideias e projetos vão transformar o futuro da empresa em realidade.

É importante destacar que 'Business Acumen’ não é só saber como funcionam os números ou o balanço da empresa. É ir além: é sobre conhecer como funciona os mecanismos de qualquer negócio. É saber, por exemplo:

  • como as organizações geram lucro.

  • como as empresas crescem.

  • como funcionam os modelos de negócios.

  • qual a situação financeira e os indicadores de sucesso de uma empresa.

E sobre a sua empresa em especial, é preciso ter clareza sobre o idioma que é falado por qualquer executivo de negócios. Você vai precisar focar o seu desenvolvimento, em especial, em:

  • Conhecer o mercado que a sua empresa atua, seus principais concorrentes e os diferenciais da sua empresa.

  • Conhecer os mecanismos que fazem a sua empresa gerar resultados. Saber os produtos e soluções que geram mais impacto para o cliente.

  • Entender muito bem o perfil dos clientes da sua empresa.

  • Entender o passado e o presente da sua empresa e, em especial, como a empresa pretende operar no futuro.

  • Saber qual a estratégia e modelo de negócios da empresa para tornar-se vencedora em seu mercado nos próximos anos.

Uma vez que a gente desenvolve mais fluência nesses temas, isso se torna uma capacidade que a gente transporta para qualquer situação e em qualquer empresa que a gente atue.


Não é todo mundo que consegue fazer esse tipo de análise e tampouco conversar sobre esses temas com fluidez. E esse é uma das grandes barreiras que impedem o RH atuar de forma mais estratégica hoje e nos próximos anos.


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