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Dois conselhos sobre Cultura que fizeram o Airbnb valer hoje mais de R$400 milhões.




A gente se acostumou a ouvir que "se conselho fosse bom niguém dava, vendia!".

Mas para o Airbnb valeu muuuito a pena colocar esses dois conselhos em ação.


***


Há mais de 10 anos, Brian Chesky (fundador do Airbnb) perguntou para Peter Thiel qual seria a sua principal recomendação para o Airbnb ter sucesso nos próximos anos.


Peter Thiel foi um dos fundadores do PayPal e um dos primeiros investidores do Facebook.

E também foi um dos primeiros investidores do Airbnb.

Thiel, que tinha acabado de investir US$ 150 milhões no Airbnb, respondeu na hora:


"Não f*** a cultura! Uma das razões de eu ter investido tantos milhões no Airbnb foi por conta da Cultura... O problema é que conforme vocês forem crescendo, as chances de vocês f****** essa cultura é quase de 100%.... Então, a minha principal recomendação para vocês é simples: Não f*** a cultura!".


Brian Chesky captou a mensagem.

E CULTURA tornou-se um dos seus grandes focos como CEO do Airbnb.

Alguns meses após a essa conversa com Peter Thiel, ele decidiu reunir todo o time da Airbnb na época para uma reunião dedicada à VALORES e CULTURA.

Brian Chesky decidiu, então, escrever uma carta para todos ANTES da reunião.


Esse documento foi tão importante para a empresa que Brian Chescky, CEO do Airbnb, decidiu publicá-la em seu perfil no Medium.


Vale MUITO A PENA ler a carta completa.

É uma AULA sobre Cultura (leia a seguir).


Além disso, se você quiser saber mais sobre a visão dele sobre a importância do tema "Cultura" para o crescimento da empresa, não deixe de ver esse vídeo.


Há lições valiosíssimas sobre como CULTURA é um dos pilares essenciais para escalar um negócio como o Airbnb.


Brian Chesky On The Importance of Company Culture and AirBnb's Core Values




Nesse vídeo, ele compartilha uma insight muito interessante de um outro Conselheiro.


Esse Conselheiro trouxe a seguinte metáfora para ele:


Imagine um barco no mar. Imagine agora a linha que divide a superfície e a água. Sua missão é cuidar de tudo que está abaixo dessa linha e que possa fazer o barco afundar.

E esse Conselheiro foi além:


Você também precisa selecionar alguns elementos que serão os grandes diferenciadores e definidores de sucesso para a sua organização.

Adivinha qual foi o 1o item que ele considerou em sua lista?

Sim, CULTURA!!!




A gente se acostumou a ouvir que "se conselho fosse bom niguém dava, vendia!".

Mas para o Airbnb valeu muuuito a pena colocar esses dois conselhos em ação.




CARTA DE BRIAN CHESKY PARA OS FUNCIONÁRIOS

 

Segunda, 21 de Outubro de 2013.


Ei Time,


Nossa próxima reunião de equipe é dedicada aos nossos Core Values, que são essenciais para construir nossa cultura. Ocorreu-me que, antes desta reunião, deveria escrever uma breve carta explicando por que a cultura é tão importante para Joe, Nate e para mim.


Depois que encerramos nossa Série C com Peter Thiel em 2012, o convidamos para nosso escritório. Isso foi no final do ano passado e estávamos na sala 'Berlim' mostrando a ele várias métricas.


No meio da conversa, perguntei qual era o conselho mais importante que ele tinha para nós. Ele respondeu: “Não f*** a cultura”.


Não era isso que esperávamos de alguém que acabou de nos dar US$ 150 milhões. Eu pedi a ele para elaborar sobre isso. Ele disse que uma das razões pelas quais investiu em nós foi nossa cultura. Mas ele tinha uma visão um tanto cínica de que era algo praticamente inevitável, uma vez que uma empresa chega a um certo tamanho, “f*** com tudo”. Hmm .. Que deprimente eu pensei.


Estávamos destinados a eventualmente “f*** com nossa cultura?”


Conversamos um pouco mais sobre isso e ficou claro que era possível defender e construir a nossa cultura. Mas tinha que ser uma das coisas em que estávamos mais focados.


Escritório do Airbnb em 2013



Eu pensei comigo mesmo, quantos CEOs de empresas estão focados na cultura acima de tudo? É a métrica que eles medem de forma mais próxima? É nisso que eles gastam a maior parte de suas horas a cada semana?


A cultura é simplesmente uma maneira compartilhada de fazer algo com paixão.


Nossa cultura é a base de nossa empresa. Podemos não ser lembrados por muito tempo depois que partirmos, e se o Airbnb estiver por aí daqui a 100 anos, certamente não seremos um site de reservas de casas. Estaremos muito além disso em nossa evolução (sem mencionar que as crianças daqui a 100 anos estarão perguntando a seus avós o que eram sites).


O que durará 100 anos, como aconteceu com a maioria das empresas de 100 anos, é a cultura. A cultura é o que cria a base para todas as inovações futuras. Se você quebra a cultura, quebra a máquina que cria seus produtos.


Então, como construímos cultura?

Mantendo nossos valores fundamentais em tudo o que fazemos. Cultura é mil coisas, mil vezes. É viver os valores fundamentais quando você contrata; quando você escreve um e-mail; quando você está trabalhando em um projeto; quando você está andando no corredor.


Temos o poder, vivendo os valores, de construir a cultura. Também temos o poder, ao quebrar os valores, de f*** a cultura. Cada um de nós tem essa oportunidade, esse fardo.


Por que a cultura é tão importante para uma empresa?

Aqui está uma maneira simples de explicar. Quanto mais forte a cultura, menos processos corporativos a empresa precisa. Quando a cultura é forte, você pode confiar que todos farão a coisa certa. As pessoas podem ser independentes e autônomas. Eles podem ser empreendedores. E se tivermos uma empresa com espírito empreendedor, seremos capazes de dar o nosso próximo salto.


Já reparou como famílias ou tribos não exigem muito processo? Isso ocorre porque há uma confiança e uma cultura tão fortes que superam qualquer processo. Em organizações (ou mesmo em uma sociedade) onde a cultura é fraca, você precisa de uma abundância de regras e processos pesados ​​e precisos.


Há dias em que é fácil sentir a pressão de nossas próprias expectativas de crescimento. Outros dias em que precisamos enviar o produto. Outros ainda onde estamos lidando com a última questão de relações governamentais. É fácil ser consumido por eles. E todos eles são muito importantes. Mas em comparação com a cultura, eles são relativamente de curto prazo.


Esses problemas vêm e vão. Mas a cultura é para sempre.


Brian

 


Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações em suas jornadas de evolução cultural e na transformação de seus RHs.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 3 livros:


 

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