Cultura começa na contratação



O que é uma empresa com uma ótima cultura?


Algumas pessoas dirão que uma empresa com uma cultura ótima têm uma cultura empreendedora, de autonomia e de assumir riscos... Outras dirão que uma cultura ótima é aquela em que há qualidade de vida, com um clima bacana para se trabalhar... E outras trarão outros elementos.


Se quisermos ter uma resposta única para essa pergunta, poderíamos dizer que uma cultura ótima é aquela que não é tóxica. Mas será que é só isso?


Não ter uma cultura tóxica na sua empresa, na verdade, é a condição mínima para que você tenha uma cultura ótima. Mas ainda assim não definiria o que é uma cultura ótima.


O fato é que não existe uma resposta única ou uma receita de bolo para construir uma cultura "ótima". Sabe por quê? Por duas razões: uma delas tem a ver com as empresas. E a outra tem a ver com as pessoas.


Para uma empresa, uma cultura ótima é aquela em que a forma de atuar dos líderes e equipes está impulsionando os resultados do negócio.

É aquela que desenvolve uma forma de atuar que permite engajar as pessoas, que faz com que elas tenham energia para realizar e gerar impacto com o seu trabalho. Uma forma de atuar que faz com que as pessoas tenham o desejo de atuar e permanecer naquela empresa.


E cada empresa tem crenças, uma filosofia e um jeito de atuar para fazer isso acontecer. Algumas fazem isso muito bem. Outras ainda estão buscando o melhor caminho para aperfeiçoar suas ações.


Para as pessoas, funciona de forma semelhante. Há o componente das nossas preferências individuais. Aquilo que valorizamos no nosso trabalho vai definir o que é uma cultura ótima.


Como destaquei no início do post: algumas pessoas vão valorizar empresas que têm uma cultura empreendedora, de autonomia, de assumir riscos. Outras pessoas irão valorizar mais outros elementos como qualidade de vida e um clima bacana para se trabalhar.



Para essas pessoas, a sua cultura será ótima. E a sua empresa precisa se tornar uma imã para esse perfil de profissionais.


Lembre-se: sua cultura não será ótima para todos os perfis de profissionais do mercado.


E então? A cultura da sua empresa é ótima para qual perfil de profissionais? É essa a cultura que sua empresa precisa daqui para frente?


Um abraço e até a próxima!

 

0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!