Cultura Organizacional: precisamos ir além de falar e começar a fazer



"É preciso mudar a Cultura."


"A Cultura é que faz as mudanças acontecerem."


"Tudo passa por um processo de transformação cultural."


"Cultura come a estratégia no café da manhã."


O que não falta é gente falando de Cultura atualmente. É um tema que tem presença certa nas palestras, eventos, em vídeos, artigos, livros, podcasts...

Todo mundo já sabe que Cultura é importante. Mas ainda são poucos que vão além. São poucos os que falam sobre O QUE FAZER e principalmente: sobre COMO FAZER.


Eu tive a felicidade de ter trabalhado nos últimos 20 anos com uma diversidade gigante de experiências e de resultados em Cultura Organizacional. De empresas menores a gigantes globais. Alguns exemplos:


  • Uma fusão de duas empresas com presença em mais de 100 países criando uma gigante global de mais de 120.000 funcionários.


  • Uma empresa global realizando aquisições de diversas marcas e empresas, com um novo CEO e com mudanças a cada 3 meses.


  • Uma empresa que há 20 anos já utilizava o conceito de escritório e de trabalho em qualquer lugar. E aliando isso ao DNA da diversidade e da inclusão: contratava mulheres vindo de licença-maternidade, jovens em sua 1a experiência profissional e profissionais mega experientes com mais de 50 anos.


  • Uma empresa que transformou seu foco em produtos em uma cultura de serviços e soluções para seus clientes.


  • Uma marca global com uma cultura tradicional que não dava espaço para a inovaçao acontecer.


  • Uma empresa global que manteve seu alto crescimento e baixíssimo turn over mesmo após o anúncio de sua aquisição por uma gigante global.


Diferentes indústrias, diferentes propósitos, diferentes estratégias... DIFERENTES CULTURAS!

Não existe fórmula pronta, pois cada organização é única.

Mas todas essas experiências me deram a oportunidade de criar um método.


Quem já trabalhou comigo e fez parte das minhas equipes sabe como é a abordagem que tenho realizado: Conceitos são essenciais, mas nada de grandes formulações teóricas intermináveis e reuni