Future Shock: o que um livro escrito há 50 anos pode nos ensinar sobre os desafios do presente



"Future Shock" é um livro escrito por Alvin Toffler há mais de 50 anos. Fala da paralisia social e emocional que todos sentimos causada pelo estresse e desorientação em função da magnitude e velocidade das mudanças que estamos passando.


"Future Shock" foi o primeiro de uma trilogia de livros de Toffler que previu como as pessoas e organizações enfrentariam os enormes desafios que viriam nos próximos anos por conta da mudança acelerada.


E ele acertou na mosca.


No livro, ele concluiu que a convergência da ciência, do capital e das comunicações estava produzindo mudanças tão rápidas que estava criando um tipo inteiramente novo de sociedade.

Suas previsões sobre as consequências de todas essas mudanças foram notavelmente precisas. Ele previu o desenvolvimento da clonagem, a popularidade e influência dos computadores pessoais e a invenção da internet, da TV a cabo e do trabalho remoto.



Ao longo dos anos, Toffler popularizou o termo “information overload" (sobrecarga de informação) amplamente utilizado hoje. E foi um dos primeiros autores a reconhecer que o conhecimento se tornaria o recurso da economia no futuro (o nosso presente).


Para a gente ter uma ideia da influência de Toffler, o o governo chinês realizou conferências no início dos anos 80 para discutir um outro importante livro de Toffler: “A Terceira Onda”. Em 1985, o livro se tornou o segundo best-seller na China!

Toffler é também conhecido por uma das frases mais repetidas nas redes sociais:



As recomendações de Alvin Toffler feitas há mais de 50 anos para viver em um mundo em mudança constante.


No livro 'Future Shock', Alvin Toffler recomendou já naquela época práticas e atitudes para lidar com todas essas mudanças. O que mais espanta é que todas essas dicas são extremamente relevantes para os dias de hoje, considerando que o livro foi publicado há mais de cinquenta anos. Veja:


Desconecte-se do mundo, relaxe e afaste-se da tecnologia.

Sente-se em algum lugar aberto.

Caminhe. Leia. Dê a si mesmo uma pausa do futuro, de qualquer maneira que puder.


Desenvolva uma rotina, um hábito.

Desenvolva uma rotina que permaneça a mesma, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. Isso cria hábito e previsibilidade e dá a você um espaço onde você pode realmente pensar.


Veja-se como um ser sempre em mudança.

Se você está sempre mudando, é menos assustador pensar no mundo mudando. Tudo está sempre mudando junto. Pare de tentar permanecer o mesmo em um mundo em mudança. Pense em como você pode controlar como você já está mudando.


Procure por oportunidades escondidas.

Muitas vezes, é a única maneira de se adaptar ao futuro.


Pare de se apegar a atitudes e conhecimentos desatualizados.

Quanto mais você tenta viver no passado, mais difícil se torna viver. Abrace novos conceitos e ideologias em vez de fugir deles. Você não pode fugir do futuro para o passado.


Aprenda novas habilidades por si próprio. Lembre-se de como ser um iniciante. Quanto mais cedo você começar, melhor.

Toffler fescreveu mais de 13 livros.

Faleceu em 2016, aos 87 anos.


Quer criar o futuro da sua organização?



Trabalhar olhando apenas para o curtíssimo prazo se tornará cada vez mais arriscado para qualquer negócio.


O trabalho com o Future Design Model permite a Executivos e Líderes a:

  • Mapear oportunidades de negócio inexploradas.

  • Definir prioridades e foco de atuação.

  • Criar novas ofertas de produtos e serviços.

  • Antecipar-se a ameaças e oportunidades para o médio e longo prazo.

  • Desenvolver a capacidade de olhar pra frente para tomar as melhores decisões no presente.

  • Tornar-se referência em seu mercado e em outros mercados.


O Future Design Model é modelo que contempla metodologias que apliquei com minhas equipes em diferentes países e também elementos que aprendi lá no Institute for the Future lá na California, no coração do Vale do Silício, junto com Executivos de outras grandes organizações como o Google, NASA, etc.








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!