Guia Prático para empresas investirem em Treinamentos e não terem retorno



Um guia prático para empresas investirem em Treinamentos e terem pouco ou nenhum retorno:


1. Receba uma demanda de treinamento de alguma área da sua empresa. Não questione o racional. Apenas atenda à demanda da àrea.


2. Para entregar este Treinamento, chame Consultorias para apresentarem seus portfólios de soluções.


3. Contrate a Consultoria para atender exatamente o que a "área-cliente" pediu. Contrate mesmo sem ter clareza se essas ações estão 100% conectadas à Estratégia do Negócio e de Pessoas da sua Organização. Contrate mesmo que você não consiga medir os resultados.


5. Aplique o Treinamento da Consultoria de forma obrigatória para os participantes.


6. Faça apenas avaliações de reação para saber se as pessoas gostaram do Treinamento.


7. Repita os 6 passos anteriores por diversos meses, ou quem sabe, por diversos anos.


8. Para saber quanto sua empresa gastou com treinamentos sem saber exatamente o retorno, é só somar o valor desses custos ao longo dos últimos meses e anos.


_________


Agora, falando sério: faça uma estimativa de todos os investimentos em treinamento que a sua organização realizou nos últimos 2 ou 3 anos.


Analise esse custo: Qual o percentual desse custo que foi realizando considerando a abordagem acima?


Agora, imagine a seguinte situação:


Imagine se você pudesse transformar todas as ações de desenvolvimento na sua empresa em geração de mais receitas ou menos custos.


Imagine se todas as ações de desenvolvimento na sua empresa fossem 100% conectadas aos desafios reais do negócio.


Imagine se você pudesse ajudar o negócio a redefinir por completo sua Estratégia de Desenvolvimento de Pessoas para os próximos anos.


Seria legal, né?


Imagine agora poder apresentar resultados reais do impacto das suas ações de desenvolvimento para qualquer área da empresa.


Ou melhor: Imagine mostrar os resultados dessas ações periodicamente para o CEO e os principais Executivos da sua Empresa.


Seria bacana, né? Imagine o impacto disso para a marca do RH.


Pois é... que tal começar a repensar as suas Estratégias e Ações de desenvolvimento?


Outro dia estava falando um pouco em uma palestra sobre isso, sobre como realizar esse tipo de transformação estratégica. Falei sobre como a abordagem relacionadas às Estratégias de Desenvolvimento nas empresas precisam ser repensadas.


Falei sobre como há uma desconexão gigantesca entre as ações de desenvolvimento e o que o negócio precisa, sobre como há etapas anteriores essenciais que não são sequer consideradas para um Plano de Desenvolvimento realmente estratégico e que impulsione o negócio!


A ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO +

A ESTRATÉGIA DE PESSOAS +

A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO


Estas 3 Estratégias acabam se tornando, na maioria das vezes, ações DISSOCIADAS. E, em alguns casos, essas estratégias não são sequer identificadas pelas áreas que estão mapeando as ações de desenvolvimento que precisam realmente ser entregues.


Isso gera impacto muito grande na efetividade e no valor gerado pelas ações de desenvolvimento. Não é à toa que os investimentos em treinamento são os primeiros a serem cortados em tempos de crise.


E como a gente está vendo, deveria ser exatamente o oposto!


Uma coisa importante para refletirmos é que não vai dar para usar as mesmas fórmulas de 10, 15 anos atrás para os próximos anos.


Receber uma demanda de uma área da empresa não significa que é isso que o negócio realmente precisa. Se o RH ou a área de Treinamento/Desenvolvimento mantiver essas práticas, perderá muito valor.


AInda mais no cenário de negócios que estamos vivendo hoje. Negócios do Século XXI vão precisar de uma outra abordagem.


Pergunte-se:


Se o seu RH ou sua área de Treinamento dependesse de seus produtos e soluções para existir, ela seria a melhor opção do mercado?

Como sua área demonstraria seu valor? Perguntas importantes para encontrarmos melhores soluções do que vemos hoje em diversas organizações.


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