A forma como os executivos explicam e apresentam suas estratégias tem impacto direto nos resultados da sua empresa. Isso é algo que a gente já percebia, mas foi traduzido numericamente em uma análise das 1.000 empresas de maior valor de mercado dos EUA.
Pesquisadores da Nomura Holdings analisaram, através de Big Data, dados e falas de executivos ao apresentarem a estratégia e os resultados financeiros das 1.000 empresas com maior valor de mercado dos EUA. E eles descobriram algo surpreendente:
Analisando dados de 2014 a 2021, as 100 empresas cujos executivos usaram uma linguagem mais complexa tiveram um retorno médio de 9,45% por ano. Já as 100 empresas que utilizaram a linguagem mais simples e direta tiveram um retorno de 15,4% ao ano!
É difícil afirmar que é uma relação totalmente direta pois há outros fatores que impactam esses resultados. Mas o fato é que executivos que utilizam linguagem complexa em sua comunicação acabam gerando dois efeitos altamente negativos para qualquer empresa:
1. Alguns INVESTIDORES podem não entender claramente a estratégia. Outros podem acreditar que os jargões e a linguagem complexa podem ser um indicativo de que a liderança não tem clareza sobre a direção da organização. Tudo isso acaba afastando investidores que poderiam acelerar os resultados da empresa.
2. E o mesmo ocorre com os COLABORADORES: se eles não entendem o que os executivos falam, é quase impossível conectar o que fazem com a estratégia do negócio. A empresa perde uma grande oportunidade de gerar engajamento.
Esse vídeo de menos de 2 minutos do Simon Sinek (em inglês) traz excelentes insights sobre o poder da comunicação para colocar a estratégia em ação.
Temos exemplos clássicos no mundo corporativo de líderes que apresentavam suas estratégias e visões de futuro de forma tão brilhante que se tornavam verdadeiros imãs de investidores e talentos.
Veja, por exemplo, apresentações de Steve Jobs em diferentes momentos da Apple e observe como toda a complexidade do mundo da tecnologia era transformada em linguagem simples e que todos entendiam.
Ninguém precisa ser exatamente um Steve Jobs na arte de realizar apresentações de alto impacto, mas é importante que os líderes saibam traduzir a estratégia para suas equipes de uma forma alinhada, engajadora e inspiradora.
Afinal, você pode ter a melhor estratégia do mundo para a sua área ou sua empresa, mas se você não souber comunicar essa estratégia de uma maneira que as suas equipes entendam e, sobretudo, se engajem, tudo que você terá nas mãos será um fantástico conjunto de slides.
Steve Jobs apresenta o iPhone em 2007
Se você quiser saber mais sobre como líderes podem iniciar essa jornada de apresentar sua mensagem com mais impacto, vale ler o post abaixo. É só clicar aqui ou na imagem para acessar o post.
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