Livros para você pensar diferente e criar o futuro



Se você já acompanha a gente na FUTURO S/A, você já sabe que domingo é dia de uma dica de livro para fazer você PENSAR DIFERENTE e CRIAR o FUTURO.


Hoje é o dia de "Originais - Como os Inconformistas mudam o mundo", do Adam Grant.


Li "Originais" ainda em sua 1a edição nos EUA em 2016.


Comprei não só pelo tema, mas porque também tinha curtido muito o estilo do Adam Grant no seu livo anterior ("Dar e Receber", que também super recomendo!).


**


"Originais" mostra que há, basicamente, duas formas de ver o mundo e de fazer as coisas: CONFORMIDADE e ORIGINALIDADE.


CONFORMIDADE é sobre seguir os caminhos conhecidos, é manter o que está funcionando, manter o status quo.


A ORIGINALIDADE, por outro lado, é ter o olhar da oportunidade, de buscar caminhos aternativos, de realizar as coisas de uma nova maneira. É sobre pensar diferente, desafiar o status quo e fazer as coisas melhor do que são feitas hoje.


“By my definition, originality involves introducing and advancing an idea that’s relatively unusual within a particular domain, and that has the potential to improve it." (Adam Grant)


São, normalmente, aqueles profissionais que encontram as maiores RESISTÊNCIAS em muitas organizações.


Uma das coisas mais bacanas desse livro é mostrar qeu esse Modelo Mental não é algo que é privilégio de uma minoria. "Originais".


É algo que pode ser desenvolvido.

É sobre como todos nós podemos nos tornar ORIGINAIS.


E a outra é sobre como esses profissionais buscam soluções e paceiros para contornar obstáculos e fazer as mudanças acontecerem - e tornar a sua visão realidade.


**