Mais uma dica da série "LIVROS para PENSAR DIFERENTE e criar o FUTURO"



Como vocês sabem, todos os domingos a gente compartilha uma boa dica de livro aqui no Blog.


Já foram tantas dicas que resolvemos consolidar a lista de livros em um único post.


A dica de livro deste domingo é uma dupla que vale a pena conferir e estudar bem:


1. A Estratégia do Oceano Azul.

2. A Transição para o Oceano Azul.


Ambos escritos pelos Professores W. Chan Kim e Renee Mauborgne do INSEAD.


1. Sobre o "A Estratégia do Oceano Azul"


"A Estratégia do Oceano Azul" foi um "hit" há mais de 10 anos. Se você trabalha no mundo corporativo você muito provavelmente já leu ou ouviu falar desse livro.


Caso nunca tenha ouvido falar, corra para ler! Sabe porquê?


  • É um daqueles livros que se tornaram referência no mundo da gestão.

  • Vira e mexe o livro é citado em alguma reunião, evento ou papo com executivos.

  • O livro tem ideias muito bacanas em um mundo onde se fala cada vez mais em inovação - e diferenciação.


Resumindo de forma muito simples, o livro fala de como se diferenciar em um mundo de alta competição.


A ideia é que você leve essa diferenciação a um extremo: o de não concorrer com os seus competidores. A ideia central do livro é tornar seus concorrentes totalmente irrelevantes.

Para quem não conhece, você pode ver um resumo do livro nesse vídeo:



Em um post aqui no Blog, já até colocamos esse conceito aplicado a CARREIRAS.

Perguntamos "SUA CARREIRA ESTÁ NO OCEANO AZUL OU NO OCEANO VERMELHO"?


O resultado foi esse infográfico aí abaixo:




2. Sobre o "Transição para o Oceano Azul"


Desde o lançamento do "A Estratégia do Oceano Azul", os dois Professores fizeram inúmeras Palestras, Aulas, Workshops e Consultorias para grandes empresas desde que o 1o livro foi lançado.


E desenvolveram, na prática, uma metodologia para fazer essa transição acontecer.

Essa é exatamente a base do livro.


Um dos conceitos interessantes do livro é o FOCO EXCESSIVO que estamos tendo em "DISRUPÇÃO".


O problema é que o foco demasiado em disrupção pode fazer com que a gente esqueça de explorar outras opções - que talvez sejam até mais lucrativas e de fácil execução...


Até pq não é toda hora que acontece uma disrupção...


Estas estratégias NÃO VISAM SUBSTITUIR um produto ou até um mercado (como o automóvel fez com os cavalos, por exemplo).


Elas buscam, em um mercado que JÁ EXISTE, OPORTUNIDADES NÃO-EXPLORADAS e demandas não-atendidas.


Vão muito além de mapear potenciais clientes.


Estratégias não disruptivas focam tb em NÃO-CLIENTES.


Essas Estratégias demandam um OLHAR NOVO para problemas e necessidades que ninguém está enxergando.


Empresas com esse tipo de estratégia acabam turbinando seus negócios rapidamente. Elas crescem sem chamar muito a atenção e acabam conquistando nichos totalmente inexplorados...


Nesse vídeo, a Renée Muborgne, uma das autoras do livro fala um pouco sobre suas ideias no "A Transição para o Oceano Azul".


Vale o play!


Se o inglês não estiver afiado, lembre-se de que você pdoe ativar as legendas e tradução automáticas no botão "cc" (closed caption) no Youtube!



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