Sair de uma reunião com todo mundo "alinhado" dá uma sensação ótima.
Mas, pare para observar bem alguns elementos:
As OPINIÕES foram ouvidas?
Houve espaço para DEBATER as ideias contrárias?
As decisões foram tomadas com base em FATOS e DADOS?
As pessoas debateram os IMPACTOS da decisão?
Uma reunião é uma oportunidade única para analisar DIFERENTES IDEIAS, PERSPECTIVAS e ABORDAGENS sobre um assunto.
Se isso não está acontecendo, a reunião NÃO FOI uma reunião de ALINHAMENTO.
Ela serviu meramente pra INFORMAR sobre uma decisão (que não seria necessariamente a melhor) e que já havia sido tomada ANTES DA REUNIÃO.
**
Parece algo não tão importante, mas o processo de TOMADA DE DECISÃO é um daqueles elementos que dizem muito sobre a CULTURA DE UMA EMPRESA.
Um dos impactos desses mini-comportamentos pode se tornar, por exemplo, o fator que fará a diferença entre um Talento decidir permanecer ou deixar a sua organização.
Ou ainda: pode ser algo que pode AUMENTAR ou DIMINUIR as chances de sucesso da sua área e da sua empresa nos próximos anos.
Afinal, é dando espaço para as diferentes ideias que conseguimos enxergar os melhores caminhos.
***
Não perca mais nenhum Post do Futuro S/A!
Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email.
É super simples!
Basta clicar aqui e registrar seu email.
Commentaires