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O elemento mais ignorado em processos de transformação



Eu já passei por inúmeros processos de transformação aqui no Brasil e em diferentes países. Mas ao longo do tempo, eu comecei a perceber que havia um elemento super importante em todos os processos de transformação bem-sucedidos.


Era algo relativamente simples de realizar, mas que incrivelmente poucas organizações fazem: ouvir. Sim, ouvir. Suas equipes, seus líderes e, em especial, seus clientes têm informações e pistas valiosas sobre as pedras que a sua empresa terá no caminho.


Em qualquer projeto de transformação, esse momento de escuta é uma das etapas mais importantes de todo o processo. Ouvir cliente, líderes e equipes é essencial e gera diferentes benefícios. Por exemplo:


1. Ter clareza dos desafios reais que a empresa tem: Quanto maior a senioridade dos líderes, mais distantes eles ficam dos desafios reais da organização. São os líderes, suas equipes e os clientes que, muitas vezes, podem dar um choque de realidade sobre o momento da organização. E, é claro, o tamanho do salto que será necessário para chegar onde os executivos desejam.


2. Pontos cegos do Time Executivo: Outro benefício essencial é que se descobrem oportunidades e desafios que os líderes mais seniores não conseguem enxergar. Muitas vezes toda a estratégia de transformação da empresa pode ter sido construída com base em cenários e hipóteses totalmente furados. Esse processo de escuta ativa permite que o Time Executivo valide ou não suas estratégias a partir de depoimentos da vida real.


3. Diversidade de ideias: Outro benefício importante é que ouvir pessoas de diferentes áreas, senioridades e experiências produz uma quantidade incrível de ideias novas. Foram incontáveis as vezes em que participei de projetos em que excelentes ideias só foram colocadas em ação por conta de sugestões de pessoas que não estavam envolvidas diretamente no projeto.


4. Engajamento na transformação: E, por fim, talvez o maior benefício dessa história é que, qando as pessoas contribuem para a tomada de decisão, naturalmente elas se sentem mais engajadas em fazer a transformação acontecer. O engajamento acontece de forma espontânea. As pessoas veem suas ideias representadas naquele plano. Elas contribuíram para a visão. E querem é claro que aquilo se transforme em realidade.


O fato é que a gente nunca teve tanto acesso a conhecimento no mundo.

Novas ideias podem vir tanto de um estagiário quanto do CEO.

Mas curiosamente não são todas as empresas que aproveitam o conhecimento da sua rede interna e externa.


Mas uma coisa que eu posso garantir para vocês é que o impacto é gigantesco quando a visão de futuro é criada considerando o olhar de quem conhece os desafios reais para fazer a transformação acontecer.

 

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