O fator crítico de sucesso de uma empresa em crescimento exponencial



Atuar em uma empresa em crescimento é ótimo. O trabalho é dinâmico. Os Investimentos são abundantes. Surgem inúmeras oportunidades.


Mas existe algo que muitos executivos e líderes nessas empresas não param para refletir tanto e pode bloquear ou limitar drasticamente esse crescimento: a velocidade do desenvolvimento dos seus talentos.


Se os seus talentos não se desenvolverem na mesma velocidade do seu negócio, sua organização terá um grande desafio para resolver.

À medida que um negócio cresce, aumenta a necessidade de também acelerar o desenvolvimento das pessoas para assumir desafios de maior complexidade que vão surgir naturalmente.


Isso é especialmente crítico em um momento importante para qualquer profissional: o momento da sua TRANSIÇÃO para esses desafios de maior complexidade:


> Colaboradores individuais que se tornam líderes.

> Líderes de equipes que se tornam líderes de líderes.

> Lideres que passam a liderar organizações com dezenas, centenas e até milhares de profissionais.


Liderar equipes é diferente se liderar líderes. Liderar uma organização é diferente de liderar uma àrea. Cada um desses momentos demanda um conjunto de habilidades mais complexas para esses novos líderes. Mas, na prática, muita gente acaba se sentando em suas novas ‘cadeiras’ sem saber minimamente como lidar com o que vem pela frente.


Temos sempre a escolha de deixar essa pessoa se “desenvolvendo” no dia a dia. Mas em organizações que estão crescendo, essa estratégia pode ser fatal para a empresa.


A empresa pode perder em diversas frentes. Pode, de cara, perder o profissional de alta performance que acabou de ser promovido - por não saber atuar nesse novo contexto. Pode levar também ao pior cenário: perder os talentos, o engajamento e a performance da nova equipe.


Hoje, muitas empresas que estão em um cenário de crescimento mais acelerado, já perceberam a importância dessa estratégia. O pipeline de líderes fica claramente mais fortalecido e preparado para colocar seu potencial em ação.


Para os líderes que assumem esses novos desafios, o impacto é enorme. Desafios que eles nem sabiam que existiam são antecipados. Dessa forma, o processo de transição é acelerado. As equipes têm maior clareza da direção e impacto do novo líder. E a empresa garante mais efetividade nos resultados desse novo líder em muito menos tempo.


Qualquer transição é um momento de mudança importante para a empresa e para o novo líder. Não dar a devida atenção para esse momento pode se tornar a diferença entre o crescimento ou a estagnação da sua organização - e de seus talentos.

 






0 comentário

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!