O grande problema de só se falar em Disrupção
Disrupção é uma palavra que tem sido muito utilizada nos últimos anos.
O problema é que o foco demasiado em disrupção pode fazer com que a gente esqueça de explorar outras opções - que talvez sejam até mais lucrativas e de fácil execução...

Disrupção é uma palavra que tem sido muito utilizada nos últimos anos.
O problema é que o foco demasiado em disrupção pode fazer com que a gente esqueça de explorar outras opções - que talvez sejam até mais lucrativas e de fácil execução...
Até pq não é toda hora que acontece uma disrupção...
Os autores de "Blue Ocean Strategy" lançaram um novo livro recentemente ("Blue Ocean Shift" - vale a leitura!) onde exploram o conceito das ESTRATÉGIAS NÃO-DISRUPTIVAS.
Estas estratégias NÃO VISAM SUBSTITUIR um produto ou até um mercado (como o automóvel fez com os cavalos, por exemplo).
Elas buscam, em um mercado que JÁ EXISTE, OPORTUNIDADES NÃO-EXPLORADAS e demandas não-atendidas.
Vão muito além de mapear potenciais clientes.
Estratégias não disruptivas focam tb em NÃO-CLIENTES.
Essas Estratégias demandam um OLHAR NOVO para problemas e necessidades que ninguém está enxergando.
Empresas com esse tipo de estratégia acabam turbinando seus negócios rapidamente.
Elas crescem sem chamar muito a atenção e acabam conquistando nichos totalmente inexplorados...
Disrupção pode ser uma palavra da moda.
Mas talvez a gente esteja tão focado em disrupção, que não estamos enxergando verdadeiras minas de ouro que estão bem na nossa frente - todos os dias.