O modelo que ajudou Jeff Bezos a tomar a decisão de criar a Amazon


Como foi o processo para Jeff Bezos decidir deixar uma ascendente carreira no mercado financeiro para criar a Amazon em 1994?


Ter um negócio na Internet hoje é algo normal e óbvio. Mas imagine você criar um negócio on-line em uma época em que quase ninguém tinha Internet em casa. E quem tinha usava a internet discada!


Para a gente ter uma dimensão:


1. O Google não tinha nascido.

2. Email era luxo para poucos.

2. 3G só a partir de 2001.

3. O iPhone só surgiu em 2007.


Só para você ter uma ideia, olha como era o visual do primeiro site da Microsoft na época:


Site da Microsoft em 1994



E foi nesse cenário tecnológico que Bezos, aos 30 anos e recém-casado, decidiu lançar uma livraria on-line chamada Amazon.


Para tomar essa decisão dificílima, ele utilizou um modelo que ele batizou de “Regret Minimization Framework“. Como o próprio nome em inglês indica, o objetivo desse modelo extremamente simples que ele criou é de minimizar o número de arrependimentos na vida.


A pergunta central que envolve o "Regret Minimization Framework" foi um dos diversos exercícios que realizei para tomar a decisão de criar a FUTURO S/A.


Mas como esse modelo funciona? Como aplicá-lo para a tomada de decisões difíceis? O interessante é que o modelo não tem nada de complexo. Muito pelo contrário: é super simples.


A ideia por trás do modelo é que você reflita sobre como você analisaria essa decisão no futuro. Bezos inicia o processo com a seguinte pergunta: