top of page
Buscar

O novo robô do Google e o futuro do trabalho



Semana passada o Google apresentou um novo robô com uma habilidade que pode, no futuro, #mexer com algumas atividades das pessoas nas empresas.


Veja: esse robô vai além de obedecer a um comando, como fazemos com assistentes virtuais como Alexa ou Siri.


Ele é capaz de #interpretar um pedido e sugerir uma #solução - a partir de buscas que o próprio robô faz na Internet.



Veja o que rolou na demonstração na sede do Google em Mountain View: o cientista do Google estava em uma cozinha e digitou o seguinte comando para o robô: “Estou com fome”.


O robô prontamente se aproximou de uma bancada na cozinha, pegou cautelosamente um saco de batatas fritas e foi ao cientista para oferecer um lanche.


O mais impressionante dessa demonstração foi que nenhum humano havia programado o robô para entender o que fazer em resposta ao comando do cientista.


Na verdade, o programa havia aprendido a #traduzir uma frase em uma sequência de ações usando milhões de páginas de texto extraídas da Internet.


Isso significa que, com essa tecnologia, uma pessoa não precisa usar palavras pré-aprovadas específicas para emitir comandos.


Se dissermos ao robô “estou com sede”, e ele deve tentar encontrar algo para você beber. Se você disser "Nossa, acabei de derramar minha bebida", e ele deve voltar com uma esponja.


O robô não obedece a um comando. Ele identifica a necessidade e propõe uma solução!

É claro que foi apenas uma demonstração bem básica e em um ambiente controlado, mas imagine os impactos que isso pode gerar o futuro…


Afinal, avanços nessa tecnologia tem o potencial de substituir profissionais que apenas fazem aquilo que foi pedido. O robô vai além, oferecendo soluções para #necessidades que se apresentem.


Ao mesmo tempo, sabemos que nem tudo que está na Internet deveria ser aprendido por um robô - isso também pode causar diversos problemas e precisará ser endereçado.


Talvez demore muitos anos (talvez décadas) para que essa tecnologia evolua ao ponto de substituir plenamente um profissional em uma empresa. Mas o grande aprendizado aqui é algo até óbvio: um mundo de oportunidades sempre se abre para qualquer profissional que vá além do que é simplesmente pedido.

As pessoas e empresas têm necessidades.

E nem sempre sabem do que precisam.


E isso é uma oportunidade gigante para quem deseja se destacar - criando/recomendando as soluções para os problemas que as pessoas e empresas precisam resolver.


Um abraço e até a próxima!

 

Não perca mais nenhum post do Blog!

 

Se você quiser saber mais sobre o futuro do trabalho, do RH e das organizações, conheça os nossos livros!


FUTURO S/A: Clique aqui para conhecer.

REINVENTE O SEU RH: Clique aqui para conhecer.

TRANSFORME A CULTURA DA SUA EMPRESA: Clique aqui para conhecer.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page