Semana passada o Google apresentou um novo robô com uma habilidade que pode, no futuro, #mexer com algumas atividades das pessoas nas empresas.
Veja: esse robô vai além de obedecer a um comando, como fazemos com assistentes virtuais como Alexa ou Siri.
Ele é capaz de #interpretar um pedido e sugerir uma #solução - a partir de buscas que o próprio robô faz na Internet.
Veja o que rolou na demonstração na sede do Google em Mountain View: o cientista do Google estava em uma cozinha e digitou o seguinte comando para o robô: “Estou com fome”.
O robô prontamente se aproximou de uma bancada na cozinha, pegou cautelosamente um saco de batatas fritas e foi ao cientista para oferecer um lanche.
O mais impressionante dessa demonstração foi que nenhum humano havia programado o robô para entender o que fazer em resposta ao comando do cientista.
Na verdade, o programa havia aprendido a #traduzir uma frase em uma sequência de ações usando milhões de páginas de texto extraídas da Internet.
Isso significa que, com essa tecnologia, uma pessoa não precisa usar palavras pré-aprovadas específicas para emitir comandos.
Se dissermos ao robô “estou com sede”, e ele deve tentar encontrar algo para você beber. Se você disser "Nossa, acabei de derramar minha bebida", e ele deve voltar com uma esponja.
O robô não obedece a um comando. Ele identifica a necessidade e propõe uma solução!
É claro que foi apenas uma demonstração bem básica e em um ambiente controlado, mas imagine os impactos que isso pode gerar o futuro…
Afinal, avanços nessa tecnologia tem o potencial de substituir profissionais que apenas fazem aquilo que foi pedido. O robô vai além, oferecendo soluções para #necessidades que se apresentem.
Ao mesmo tempo, sabemos que nem tudo que está na Internet deveria ser aprendido por um robô - isso também pode causar diversos problemas e precisará ser endereçado.
Talvez demore muitos anos (talvez décadas) para que essa tecnologia evolua ao ponto de substituir plenamente um profissional em uma empresa. Mas o grande aprendizado aqui é algo até óbvio: um mundo de oportunidades sempre se abre para qualquer profissional que vá além do que é simplesmente pedido.
As pessoas e empresas têm necessidades.
E nem sempre sabem do que precisam.
E isso é uma oportunidade gigante para quem deseja se destacar - criando/recomendando as soluções para os problemas que as pessoas e empresas precisam resolver.
Um abraço e até a próxima!
Não perca mais nenhum post do Blog!
Se você quiser saber mais sobre o futuro do trabalho, do RH e das organizações, conheça os nossos livros!
FUTURO S/A: Clique aqui para conhecer.
REINVENTE O SEU RH: Clique aqui para conhecer.
TRANSFORME A CULTURA DA SUA EMPRESA: Clique aqui para conhecer.
Comments