O problema de focar apenas em melhores práticas para inovar

Quantas vezes na sua carreira você já participou de uma reunião e alguém sugeriu "fazer benchmarcking para identificar as melhores práticas do mercado?


Mas será que buscar as "melhores práticas" é realmente o melhor caminho para quem precisa INOVAR?


Será essa a melhor opção para inovarmos na velocidade que a Era Digital vai demandar?



A primeira coisa que as pessoas pensam quando se fala em melhores práticas é buscar referências de outras empresas que já estejam fazendo aquela ideia acontecer.


Você conversa com um monte de empresas sobre como elas colocam essa ideia em ação... Elas apresentam o que estão fazendo. E, por fim, você talvez venha a utilizar uma ou duas dessas ações para fazer a sua ideia acontecer.


Mas, que tal fazer uma reflexão?


Ao fazer isso, você está buscando realmente a MELHOR forma de fazer algo?

Ou você simplesmente vai fazer algo que outras empresas já estão fazendo?


Veja: não tem nenhum problema em buscar fazer algo que outras empresas já estejam fazendo. Muito pelo contrário.


  • Isso gera a oportunidade de aprender coisas que a sua organização ainda não sabe como se faz.

  • Faz também com que sua organização tenha um jeito mais rápido de fazer coisas que já existem no mercado.

  • E, além disso, as melhores práticas permitem que sua empresa minimize os riscos para executar uma ação nova na sua empresa...


Tudo isso pode ajudar a sua organização a transformar uma ideia em ação concreta.


Por outro lado, lembre-se de que as melhores práticas são ações que já foram feitas por outras empresas.


A conjugação verbal já nos dá a dica: "FORAM FEITAS".

São ações que refletem ações do passado.