O que a compra do Whatsapp nos ensina sobre a criação de uma Cultura de Inovação
Em 2009, Brian Acton foi entrevistado para vagas no Facebook e no Twitter.
Não foi contratado por nenhuma das duas empresas.
Veja as imagens de posts que ele publicou no Twitter na época.

Daí, o Brian decidiu abrir uma empresa para desenvolver as ideias que tinha.
Em 2014 ele vendeu essa empresa para o próprio Facebook por incríveis US$ 19 bilhões.
A empresa era o Whatsapp e tinha apenas 55 funcionários.
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Incrível, não?
Quantas ideias (e alguns milhões/bilhões) podem ser desperdiçados pelas pessoas e organizações por:
- Não imaginarem possibilidades que vão além do seu mercado atual.
- Não mirarem as competências que precisarão no futuro.
- Não desenvolverem o Pensamento Intraempreendedor.
- Não darem ouvidos ao pensamento diferente.
- Não desafiarem o status quo.
- Não experimentarem.
- Não ouvirem seus clientes.
- Não criarem novas soluções para novos problemas.
- Não criarem as condições para a inovação acontecer.
.... Não criarem uma CULTURA de INOVAÇÃO.
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Essa CULTURA começa pelo topo da oganização.
É lá que surgem as mudanças de comportamentos e atitudes.
Mas, olha como a área de RH é ESSENCIAL nesse processo!
VEJA:
Imagine se o Recrutador e o Líder que estava realizando a contratação já tivessem tido, naquele momento, o OLHAR da OPORTUNIDADE.
Não olhar apenas o CURRÍCULO.
Não conversar APENAS sobre as REALIZAÇÕES PASSADAS.
E se a conversa tivesse girado em TORNO DE IDEIAS E POSSIBILIDADES FUTURAS?
Da visão de negócio do Brian Acton em relação à sua visão sobre OPORTUNIDADES no mundo da tecnologia?
Alguns BILHÕES teriam sido economizados pelo Zuckeberg, não?
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Essa história nos deixa uma lição interessante.
Como falamos acima, essa CULTURA DE INOVAÇÃO começa pelo topo da oganização. É lá que surgem as mudanças de comportamentos e atitudes.
Mas, é preciso mudar também a Estratégia e os Processos de Pessoas para CRIAR esse FUTURO.
A forma como os Talentos são recrutados.
O Desenvolvimento das Pessoas.
A visão da Liderança.
A Filosofia de Remuneração.
A Gestão de Desempenho.
E Até a forma como os Talentos saem da empresa.
São muitas ações de impacto para CRIAR esse FUTURO...
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O fato é que estamos jogando um novo jogo no mundo dos negócios.
Um jogo onde as cartas que faziam as organizações vencerem no passado estão mudando.
É preciso desenvolver o OLHAR DE CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
DE CRIAR O FUTURO.
É como diz o Clayton Christensen, o papa da Inovação Disruptiva:
"In business strategy the new game begins before the old game is over."
Prepare-se, pois o novo jogo já começou.
E o futuro já virou a esquina.
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