O que a Nvidia, a Amazon e a Netflix sabem sobre Cultura que você ainda não sabe?
- André Souza
- 18 de mar.
- 2 min de leitura

O que a Nvidia, a Amazon e a Netflix sabem sobre Cultura que você ainda não sabe?
O CEO da Nvidia tem 60 subordinados diretos.
Já a Amazon acredita em equipes menores.
A Netflix aposta em liberdade com responsabilidade.
Essas gigantes descobriram como uma Cultura Única e Autêntica impulsiona a Estratégia dos seus negócios.
Veja: cultura é como a personalidade de uma pessoa.
É algo único para cada organização.
👉 Como então se constrói uma cultura autêntica?
Tudo começa com o Time Executivo tendo muita honestidade sobre 2 pontos:
PONTO 1: QUAL A CULTURA QUE PRECISAMOS PARA IMPULSIONAR O NEGÓCIO?
Sua estratégia e sua cultura estão alinhadas? Por exemplo:
💡 A frugalidade da Amazon alimenta sua estratégia de preços baixos.
💡 O perfeccionismo da Apple se conecta à estratégia de preços premium.
👉 Suas culturas não são aleatórias – elas são INTENCIONALMENTE estratégicas.
Então a pergunta é: qual a a cultura que a sua empresa realmente precisa para vencer?
PONTO 2: NÓS SOMOS EXEMPLO DESSA CULTURA?
As pessoas conseguem perceber quando os líderes dizem palavras vazias.
Cultura não é o que você diz – é o que você pratica.
Não adianta falar em colaboração, se os líderes centralizam todas as decisões.
Não adianta falar em inovação se os líderes punem o erro.
Reflita sobre essas 2 perguntas:
✅ Se eu perguntasse para os funcionários da sua empresa se os líderes são exemplos dos valores, qual seria a resposta?
✅ Em uma escala de 0 a 10, o quanto seus líderes seriam exemplo da cultura definida no Powerpoint e nas paredes da empresa?
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda realizar transformações na Cultura e no RH de grandes empresas.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands e Nokia.

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, é Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A
Comments