Quantas oportunidades são perdidas quando MENOS DE 20% dos seus líderes e equipes conhecem a estratégia da empresa? Postei uma enquete ontem por aqui com a seguinte pergunta:
"Se alguém perguntasse para os seus funcionários qual é a estratégia da sua empresa, qual o % de pessoas que responderia corretamente?"
60% das pessoas responderam que MENOS DE 20% saberiam qual é a estratégia da empresa.
82% responderam que MENOS DA METADE da empresa saberiam qual é a estratégia da empresa.
E por que isso mexe com os resultados da sua organização?
1. Você terá dificuldades de atrair os melhores talentos
Faz parte do 'pitch' da empresa contar para potenciais candidatos como pretende vencer em seu mercado. Se os líderes ou o RH não conhecem muito bem a estratégia da empresa, eles vão reduzir as chances de contratação.
Seu ´pitch' vai acabar tendo uma abordagem mais transacional. Ótimos candidatos querem ir além: eles desejam saber qual o futuro daquela empresa, como ela pretende crescer e qual será o seu papel nessa jornada.
2. Sua área e sua empresa vão perder mais talentos.
Todo profissional que trabalha em uma empresa está ali com um objetivo: crescer. Como as pessoas não têm conhecimento sobre o futuro da empresa, elas irão tomar suas decisões com as informações que elas possuem.
Se sua empresa não cria uma visão inspiradora de futuro e não tem (ou não comunica) uma estratégia clara para o negócio, as pessoas não conseguirão entender como podem crescer na sua empresa.
3. Você não fará um onboarding de alto impacto.
Em seus primeiros dias, novos funcionários estão a todo momento tentando confirmar se aquela foi realmente a melhor escolha para eles atuarem. Se o onboarding não é estruturado para conectar essas ações à visão de futuro da empresa, você perde uma oportunidade gigantesca de engajar os novos profissionais.
4. As pessoas não vão entender como seus trabalhos no dia a dia podem contribuir para o sucesso do negócio.
Todos nós precisamos ter um significado sobre o porquê estamos fazendo um trabalho. Se um líder não entende a estratégia, as pessoas não conseguirão entender qual o seu papel para contribuir para o sucesso da estratégia.
5. Suas equipes e líderes não terão base para tomar as melhores decisões.
Como saber se é melhor tomar o caminho A ou B sem conhecer a estratégia da empresa?
6. Sua empresa não conseguirá fazer mudanças em sua cultura.
Cultura é comportamento em escala exponencial. E é preciso um motivo muito concreto para uma equipe, uma área e uma empresa mudar seu jeito de fazer as coisas.
Sem conhecer a estratégia, as pessoas tenderão a manter os comportamentos que trouxeram a empresa até aqui - mas que não necessariamente tornarão a empresa bem-sucedida daqui para frente.
Estratégia é sobre as escolhas que uma empresa faz para vencer em seu mercado.
É saber responder algumas perguntas que vão guiar as suas decisões de pessoas e de negócios. Por exemplo:
Qual a sua visão de futuro?
Em quais segmentos de mercados e clientes sua empresa vai focar?
Como você vai vencer nesses mercados?
Quais serão suas vantagens competitivas?
Quais capacidades você precisa ter?
Qual estrutura e modelo de gestão vão apoiar sua jornada?
Qual será a sua cultura?
E para gerar ainda mais impacto, é fundamental ter clareza desses três elementos:
Por que essas são as suas escolhas?
Qual a conexão disso com cada área da sua empresa?
Como os líderes vão traduzir isso para suas equipes?
Se a sua empresa não possui essas respostas, ela certamente enfrentará desafios em atrair e engajar ótimos profissionais. E isso vai gerar impactos diretos na performance da sua empresa.
Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!
Clique aqui para receber os novos posts diretamente em seu email!
Se você quiser saber mais sobre COMO ter essas respostas de forma clara na sua área e na sua empresa, clique aqui ou na imagem abaixo.
Comentarios