O segredo das melhores startups para atrair talentos não é tão segredo assim





O que as melhores startups para se trabalhar nos EUA fazem de diferente do que a sua empresa? O que elas fazem de diferente do que outras startups em Gestão de Talentos?


A Forbes junto com a Statista avaliou 2.500 startups nos EUA para descobrir. E o resultado foi super interessante.


Enquanto muita gente acha que as pessoas são atraídas pelos ambientes descontraídos e pela falta de estrutura rígida das startups, os resultados mostram um outro lado dessa história.


Um dos insights interessantes do estudo é que os três elementos principais que fazem uma startup se destacar entre as melhores para se trabalhar são muito parecidos com o que também é buscado pelos profissionais em grandes organizações.

Entre os 3 grandes temas que aparecem como destaque entre as melhores startups para se trabalhar nos EUA surgem elementos que são bem conhecidos entre as demandas dos profissionais em organizações mais tradicionais. Veja:


1. Uma missão e um propósito claros.

2. Oportunidades para crescimento e desenvolvimento.

3. Transparência.


Ironicamente, enquanto o mundo corporativo mais tradicional ruma para Processos de Gestão de Performance mais flexíveis, algumas das startups mais bem rankeadas na lista dizem que o que as diferencia são exatamente... os processos mais estruturados.


A Petal, uma fintech que foi a 3a melhor rankeada, realiza revisões de gestão de desempenho formalmente 2 vezes por ano, cujo resultado gera inputs para decidir quem serão os profissionais que serão promovidos e quem terá aumento de salário.


Qualquer semelhança com os processos tradicionais de gestão de desempenho das grandes empresas não é mera coincidência, certo? :-)


Uma missão e um propósito claros, por exemplo, é tão importante para essas startups para atrair e engajar talentos quanto para uma grande organização global. Olha o que diz a Laila Tarraf, Head de Employee Experience da Allbirds, que alcançou a primeira posição do ranking entre as melhores startups para se trabalhar nos EUA.


“Os talentos que a gente atrai estão alinhados com a nossa missão de fazer impacto no