Os 3 pilares de transformação do RH



Um RH com estratégias e ações eficientes geram muito impacto nos resultados do negócio. Um estudo recente da McKinsey revelou o efeito de uma Gestão de Talentos eficiente na performance de uma empresa.


“Entre as empresas que tiveram uma performance superior à de seus concorrentes, 99% delas reportaram que a gestão de talentos melhorou significativamente o desempenho da empresa.”

Focar em estratégias e ações para atrair, contratar, desenvolver e engajar profissionais de alta performance são atividades onde o RH vai gerar muito mais valor e impacto nos resultados do negócio.


Por que o RH então investe tempo e energia em tantas atividades operacionais?Por que essa atuação mais estratégica e com geração de valor para o negócio ainda não é uma prática amplamente praticada pelos RHs nas empresas?


De um lado, ainda há nas empresas, de uma forma geral, um número considerável de pessoas que não têm a menor ideia de como a empresa em que trabalham gera lucro. E que não entendem por que o seu trabalho é importante para a geração desses resultados.


Isso faz com que líderes e profissionais de RH realizem atividades que podem contribuir muito pouco ou, em alguns casos, pode até estar gerando um grande prejuízo para a empresa sem que ninguém perceba.


Alguns exemplos são falhas no processo de recrutamento e contratação de profissionais que não contribuem para o sucesso do negócio hoje e no futuro. Outro é relacionado a treinamentos que geram pouco ou nenhum valor para a empresa.


Uma equipe de RH que não conta com essa visão de negócios pode encontrar muitos desafios para conquistar a aprovação e manutenção de inúmeras ações que podem ser críticas para o negócio hoje e nos próximos anos.

Por outro lado, outro elemento fundamental é que, ao mesmo tempo que uma empresa precisa gerar resultados no presente, ela precisa plantar as sementes para o seu futuro.


Mas quais sementes plantar?

Quais as tendências que podem afetar o negócio?

Como o RH deve atuar para criar estratégias e ações para ajudar o negócio a criar o seu futuro?


Responder essas perguntas com estratégias e ações estruturadas é o que o negócio mais precisa do RH hoje e nos próximos anos. E para fazer isso acontecer o RH precisará desenvolver competências que vão muito além do domínio da parte técnica que já faz parte do seu dia a dia.


Veja: o RH é e continuará sendo uma área que vai sempre estar associada às Pessoas. Isso é algo que não pode ser deixado de lado. Ao contrário: deve ser valorizado, até porque tudo que é feito em uma empresa é feito pelas pessoas!


Transformar a atuação do RH significa desenvolver um pensamento que vai muito além do RH!

Então, além de gostar muito de gente, o RH pode e deve ir muito além! O RH precisa apresentar proativamente as soluções e os caminhos mais certeiros para gerar altíssimo impacto para o negócio e para as pessoas.


Isso se traduz, por exemplo, em ter competências críticas para criar o futuro do RH, como por exemplo:


  • Ter pensamento estratégico.

  • Conhecer profundamente o negócio atual e seus desafios para o futuro.

  • Ter a capacidade de analisar, influenciar e realizar diagnósticos.

  • Apresentar resultados da sua área 100% conectados aos desafios do negócio.

  • Desenvolver soluções que o negócio nem sabe que precisa.


Outro aspecto fundamental que vai ser demandado do RH é estudar assuntos que os profissionais da área não costumam se aprofundar tanto. Mas que são assuntos que podem impactar demais o resultado de suas ações no desenvolvimento das pessoas.


E impactam, sobretudo, o trabalho e o valor que um profissional de RH vai gerar nos próximos anos: a estratégia do negócio, os concorrentes, as novas tecnologias, os desafios futuros da empresa e o impacto disso tudo para o desenvolvimento de Líderes e Equipes.


Como resolver esse desafio do RH?


A primeira etapa para o RH contornar esse desafio é o RH iniciar uma jornada de conhecimento profundo do negócio. E não só para conhecer os desafios do presente, mas principalmente os desafios do futuro.


Essa foi uma das maiores lições que tive em minha experiência como Executivo de RH. Independente se você trabalha em uma empresa pequena, média ou gigante, conhecer bem o negócio de forma profunda abre portas para o RH e gera muita credibilidade para os líderes e profissionais que atuam na área.


Sem isso, fica muito difícil fazer as conexões das ações do RH com o que o negócio realmente precisa.


Fiz isso por tantos anos com os meus times que isso acabou se transformando em uma metodologia que aplicamos hoje com nossos clientes na FUTURO S/A.


A base dessa metodologia é fazer a ponte entre o presente e o futuro do negócio. E só então começar a conectar a estratégia de pessoas ao que o negócio precisa.

Chamamos essa metodologia de “Três Pilares da Transformação” que é composto de 3 elementos principais:



Cada um desses 3 pilares é composto de diversos elementos.


A Estratégia contempla a visão da empresa, a clareza de quem são seus clientes, sua proposta de valor para esses clientes, seu modelo de negócio, seu modelo de operação e as principais capabilities que a empresa precisa ter para entregar essa proposta de valor.


Cultura & Pessoas é o que faz tudo isso acontecer. É o elo entre a Estratégia e a Alta Performance. Estamos falando aqui sobre o DNA da empresa, seu modelo e princípios de liderança, sua forma de operar, suas competências e, em especial, toda a estratégia de pessoas.


E, por fim, todo esse trabalho é desenvolvido para criar resultados e uma organização de alta performance. Para isso, todas ações anteriores precisam estar conectadas a Objetivos de Negócios e de Desenvolvimento, além de Indicadores que vão avaliar a progressão dos resultados para os clientes, para as pessoas, para o negócio e até para a sociedade.


O grande desafio das empresas hoje é fazer essas conexões de forma que a Estratégia do Negócio e a Estratégia de Cultura & Pessoas estejam alinhadas para entregar valor para os clientes e criar uma organização de alta performance.

Esse modelo integrado dos 3 pilares da transformação, que foi desenvolvido ao longo de anos é a base do trabalho que realizamos com nossos clientes na FUTURO S/A.


Todos os 3 elementos são igualmente importantes para qualquer jornada de transformação. Mas o pontapé inicial é conhecer muito bem a estratégia do seu negócio. Não só a estratégia do presente. Mas a visão de futuro dessa organização. E o que ela pretende fazer para chegar lá.


Só assim o RH conseguirá conectar suas ações para fazer essa visão acontecer. Caso contrário, o RH perder muito tempo, energia e dinheiro realizando ações que geram pouco ou nenhum valor para o negócio.


Nos próximos posts, vamos falar um pouco mais sobre esse processo de transformação...


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