O que Leonardo Da Vinci pode nos ensinar sobre o Futuro do Trabalho

Li recentemente a fantástica biografia do Leonardo Da Vinci. Um livraço escrito brilhantemente pelo mesmo autor das Biografias de Steve Jobs e de Einstein.


Além de ser um mestre da Pintura (é o nome por trás da Monsa Lisa e da Última Ceia), Da Vinci trouxe contribuições espetaculares e visionárias para Escultura, Matemática, Ciências, Música, Matemática, Engenharia, Literatura, Anatomia e da Astronomia.


Mas, o mais importante ao conhecer mais da história e da genialidade de Da Vinci, foi tirar lições valiosas para os desafios que já estamos vivendo hoje - e que vão se intensificar para empresas e profissionais nos próximos anos.



1) Saber vender (muito bem) o seu peixe


Da Vinci nasceu em 1452, há mais de 500 anos. Viveu em Florença, berço do Renascimento. Ele viveu até 1519, uma época que não existia Luz Artificial, Automóveis, Industrias...


No mundo de Da Vinci não existiam empregos.

Mas, então, como as pessoas sobreviviam?


Na época de Da Vinci, as pessoas abriam um comércio, vendiam seus produtos, vendiam seus serviços.


Era isso o que Da Vinci fazia. A sua renda dependia da venda de seus talentos.


Só para ter uma ideia: aos 30 anos, ele enviou uma carta para Ludovico Sforza, o Duque de Milão, com um resumo do que ele era capaz de fazer. Pois é... até um gênio precisava vender seu peixe!


Se você quiser ler a tradução deste documento espetacular, clique aqui.


Mas, se você der uma olhada atenta neste "Currículo", você vai perceber que ele não é um documento que descreve os seus resultados do passado.


É um resumo totalmente personalizado

e centrado nas necessidades do seu cliente.


Ele simplesmente resumiu, nesse "currículo" tudo o que os seus talentos poderiam fazer pelo Duque. E deu certo: Da Vinci prestou serviços para o Duque por mais de 17 anos. Neste período, ele produziu, por exemplo, a icônica "A Última Ceia".


E o seu currículo?

Representa apenas suas experiências do passado?


Ou é um material personalizado e centrado nas necessidades

de cada cliente ou potencial empresa que vc deseja trabalhar?


<