Parte 2: Tendências que já estão criando o futuro dos negócios e das empresas



Nesse post, você vai conferir a 2a parte das tendências que já estão criando o futuro dos negócios, das carreiras e das empresas.


Se você não leu a 1a parte, recomendamos que você clique aqui para conhecer as 5 primeiras tendências que compartilhamos:


1. De 9-6 para 3-2-2.

2. Lifelong work.

3. O futuro sendo moldado por outros mercados.

4. A ascensão dos 'solopreneurs'.

5. A escassez de talentos digitais.


Tendência 6: Um novo RH para uma nova era.



Não é novidade pra ninguém que a transformação na forma de fazer negócios fez com que empresas de todos os segmentos começassem a buscar novas formas de atuar e operar. Isso se intensificou ainda mais após o início da pandemia.


Apesar de cada segmento ter sua peculiaridade e cada organização estar em diferentes momentos de maturidade, existe algo em comum entre todas essas empresas que desejam se transformar.

Todos os CEOs e Executivos sabem que apenas conseguirão realizar as transformações em seus modelos de negócios e na sua forma de operar através das PESSOAS.


Mudar a forma de atuar do RH é urgente para que a área mantenha e amplie sua relevância nesse processo de transformação das empresas. A Soraya Bahde, que lidera o RH na Alelo, tem uma ideia interessante sobre esse novo RH:


Muitas vezes, o RH fica preso na execução de processos operacionais – o que é uma armadilha criada pela própria organização, que subdimensiona ou junioriza a área de Recursos Humanos. Para ter este foco estratégico, é preciso trazer para a equipe pessoas com outro perfil: que olhem para tendências, entendem o negócio, desafiam o mindset atual. Nesse cenário, destaco três habilidades principais: conhecimento do negócio, atuar promovendo transformação e poder de influência.

Se você quiser saber mais sobre esse novo RH, compartilhei há algumas semanas por aqui 3 posts interessantes sobre o assunto:


Um novo modelo de RH para empresas de uma nova era

Clique aqui para acessar o post completo.