top of page
Buscar

Pedi para a Inteligência Artificial criar um post sobre o futuro do trabalho. Veja o resultado:



A imagem acima e o texto que você lerá daqui a pouquinho foram 100% produzidos por Inteligência Artificial (IA).


Basicamente "conversei" com a ferramenta dando os seguintes comandos:


1. Crie uma imagem de robôs digitando em computadores.

2. Escreva um Post explicando como a Inteligência Artificial pode roubar o trabalho dos Humanos.

3. Traduza o texto para o Português falado no Brasil.


A imagem (totalmente original) foi criada pela DALL-E 2 em menos de 4 segundos.


E o texto abaixo (sem nenhuma edição da minha parte) foi criado 100% pelo ChatGPT em cerca de 8 segundos.


A tecnologia é a chamada Inteligência Artificial Generativa, que é capaz de produzir conteúdos totalmente novos: textos, imagens, trabalhos artísticos e até códigos de programação.

Imagem gerada pela IA ao solicitar "Uma foto do futuro da Inteligência Artificial"



Confira abaixo o texto 100% criado pelo ChatGPT, sem nenhum tipo de edição da minha parte.


Lembre-se que o meu comando para a ferramenta foi: Escreva um Post explicando como a Inteligência Artificial pode roubar o trabalho dos Humanos.


Dê uma lida no resultado criado pela Inteligência Artificial (IA):

 

"À medida que a tecnologia de IA continua avançando, ela se torna cada vez mais capaz de realizar tarefas que antes eram feitas exclusivamente por humanos. Isso levanta a questão: a IA roubará empregos humanos?


A resposta não é um simples sim ou não.


Embora seja verdade que a IA tem o potencial de substituir alguns empregos, também é possível que o desenvolvimento da IA crie novas oportunidades de trabalho que não existem atualmente.


Uma das principais maneiras pelas quais a IA poderia potencialmente roubar empregos humanos é automatizando tarefas que atualmente são executadas por humanos.


Isso pode incluir tarefas como entrada de dados, atendimento ao cliente e até mesmo algumas tarefas criativas, como criação de conteúdo.


À medida que a IA se torna mais avançada, é provável que seja capaz de executar essas tarefas com mais eficiência e precisão do que os humanos, potencialmente tornando obsoletos alguns trabalhos humanos.


No entanto, é importante observar que o desenvolvimento da IA também pode criar novas oportunidades de emprego.


Por exemplo, à medida que a IA se torna mais prevalente na sociedade, haverá a necessidade de pessoas desenvolverem, manterem e gerenciarem sistemas de IA.


Isso poderia criar empregos em áreas como engenharia de IA e gerenciamento de IA. Além disso, à medida que a IA assume algumas tarefas rotineiras, os humanos podem se concentrar em trabalhos mais criativos e estratégicos, levando potencialmente à criação de novas oportunidades de trabalho nessas áreas.


No geral, é difícil prever exatamente como a IA afetará o mercado de trabalho no futuro.


No entanto, é claro que os trabalhadores precisarão estar preparados para possíveis mudanças no mercado de trabalho e estar dispostos a se adaptar às novas tecnologias.


Isso pode envolver continuar a aprender e desenvolver novas habilidades, manter-se atualizado com os desenvolvimentos da tecnologia de IA e estar aberto a novas oportunidades de trabalho que possam surgir como resultado do crescimento da IA."

 

A ferramenta é, de fato, incrível, mas estamos apenas no início de suas potenciais implicações para o futuro.


Não esperava algo super criativo considerando uma pergunta tão ampla e genérica quanto a que fiz. A ferramenta me surpreendeu mais pela agilidade da resposta e pelas possibilidades de aplicação.


É apenas o início dessas aplicações... Vamos acompanhar. Essa ferramenta é apenas um exemplo. Há muitas outras em desenvolvimento e que atuam para necessidades específicas.


O fato é que da mesma forma que o Google foi uma revolução para organizar a informação da Internet, a IA Generativa tem o potencial de revolucionar a forma como trabalhamos - impactando inclusive trabalhos criativos como a criação de conteúdo.

E você? O que acha?


Quais atividades você acha que poderão se beneficiar dessas novas tecnologias? Quais atividades precisarão se reinventar?



O que você achou dessa tecnologia?

  • Achei fantástico e teremos um mundo de oportunidades.

  • Achei fantástico mas teremos problemas pela frente.

  • Achei bizarro!


_______________________________________________


Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.



André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André Souza é autor de 3 livros.


Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre cada um deles:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page