A imagem acima e o texto que você lerá daqui a pouquinho foram 100% produzidos por Inteligência Artificial (IA).
Basicamente "conversei" com a ferramenta dando os seguintes comandos:
1. Crie uma imagem de robôs digitando em computadores.
2. Escreva um Post explicando como a Inteligência Artificial pode roubar o trabalho dos Humanos.
3. Traduza o texto para o Português falado no Brasil.
A imagem (totalmente original) foi criada pela DALL-E 2 em menos de 4 segundos.
E o texto abaixo (sem nenhuma edição da minha parte) foi criado 100% pelo ChatGPT em cerca de 8 segundos.
A tecnologia é a chamada Inteligência Artificial Generativa, que é capaz de produzir conteúdos totalmente novos: textos, imagens, trabalhos artísticos e até códigos de programação.
Imagem gerada pela IA ao solicitar "Uma foto do futuro da Inteligência Artificial"
Confira abaixo o texto 100% criado pelo ChatGPT, sem nenhum tipo de edição da minha parte.
Lembre-se que o meu comando para a ferramenta foi: Escreva um Post explicando como a Inteligência Artificial pode roubar o trabalho dos Humanos.
Dê uma lida no resultado criado pela Inteligência Artificial (IA):
"À medida que a tecnologia de IA continua avançando, ela se torna cada vez mais capaz de realizar tarefas que antes eram feitas exclusivamente por humanos. Isso levanta a questão: a IA roubará empregos humanos?
A resposta não é um simples sim ou não.
Embora seja verdade que a IA tem o potencial de substituir alguns empregos, também é possível que o desenvolvimento da IA crie novas oportunidades de trabalho que não existem atualmente.
Uma das principais maneiras pelas quais a IA poderia potencialmente roubar empregos humanos é automatizando tarefas que atualmente são executadas por humanos.
Isso pode incluir tarefas como entrada de dados, atendimento ao cliente e até mesmo algumas tarefas criativas, como criação de conteúdo.
À medida que a IA se torna mais avançada, é provável que seja capaz de executar essas tarefas com mais eficiência e precisão do que os humanos, potencialmente tornando obsoletos alguns trabalhos humanos.
No entanto, é importante observar que o desenvolvimento da IA também pode criar novas oportunidades de emprego.
Por exemplo, à medida que a IA se torna mais prevalente na sociedade, haverá a necessidade de pessoas desenvolverem, manterem e gerenciarem sistemas de IA.
Isso poderia criar empregos em áreas como engenharia de IA e gerenciamento de IA. Além disso, à medida que a IA assume algumas tarefas rotineiras, os humanos podem se concentrar em trabalhos mais criativos e estratégicos, levando potencialmente à criação de novas oportunidades de trabalho nessas áreas.
No geral, é difícil prever exatamente como a IA afetará o mercado de trabalho no futuro.
No entanto, é claro que os trabalhadores precisarão estar preparados para possíveis mudanças no mercado de trabalho e estar dispostos a se adaptar às novas tecnologias.
Isso pode envolver continuar a aprender e desenvolver novas habilidades, manter-se atualizado com os desenvolvimentos da tecnologia de IA e estar aberto a novas oportunidades de trabalho que possam surgir como resultado do crescimento da IA."
A ferramenta é, de fato, incrível, mas estamos apenas no início de suas potenciais implicações para o futuro.
Não esperava algo super criativo considerando uma pergunta tão ampla e genérica quanto a que fiz. A ferramenta me surpreendeu mais pela agilidade da resposta e pelas possibilidades de aplicação.
É apenas o início dessas aplicações... Vamos acompanhar. Essa ferramenta é apenas um exemplo. Há muitas outras em desenvolvimento e que atuam para necessidades específicas.
O fato é que da mesma forma que o Google foi uma revolução para organizar a informação da Internet, a IA Generativa tem o potencial de revolucionar a forma como trabalhamos - impactando inclusive trabalhos criativos como a criação de conteúdo.
E você? O que acha?
Quais atividades você acha que poderão se beneficiar dessas novas tecnologias? Quais atividades precisarão se reinventar?
O que você achou dessa tecnologia?
Achei fantástico e teremos um mundo de oportunidades.
Achei fantástico mas teremos problemas pela frente.
Achei bizarro!
_______________________________________________
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André Souza é autor de 3 livros.
Clique aqui ou na imagem abaixo para saber mais sobre cada um deles:
Comments