É curioso ver que muitas organizações já têm, dentro da própria empresa, uma série de itens-chave para inovar, mas que não inovam. Elas contam, por exemplo com:
Profissionais com Pensamento Empreendedor.
Talentos criativos.
Ideias fantásticas nas cabeças dos funcionários.
Clientes que trazem inputs todos os dias para fazer mais e melhor.
Agora, pra colocar tudo isso em ação, muitas empresas precisam tomar uma decisão super crítica para fazer a inovação acontecer de verdade:
Focar suas ações nos resultados e nos desafios de curto prazo?
Ou OLHAR para o FUTURO, investindo no Longo Prazo?
As duas abordagens são essenciais. Mas, no dia a dia das empresas, a gente já sabe quem ganha esse cabo de guerra. Afinal, a maior parte das Empresas foram organizadas essencialmente para focar nas ações de curto prazo. O foco é sempre na próxima semana, no próximo mês, no próximo trimestre...
Veja: pensar o curto prazo é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Mas uma empresa que quer ir além precisa equilibrar as ações de curto prazo com as ações que vão criar o futuro da própria empresa e do seu mercado.
E isso só acontece se a organização contar com líderes que dediquem tempo, energia e recursos em inovação. Reflita um pouco e responda:
O quanto seu líder investiu tempo e recursos nos últimos meses em inovação? E o Time Executivo? E seu CEO?
Líderes precisam criar condições para que os talentos tenham espaço e ferramentas para inovar. Se a inovação não fizer parte da estratégia e da cultura da organização, nada (ou quase nada) acontece.
Será preciso um esforço muito grande de poucas para fazer algo diferente.
“In innovation everybody needs to have the right to play.” (Linda Hill)
Imagine o potencial de impacto que uma organização está jogando pelo ralo por não dar as condições para seus Líderes e Talentos criarem?
Se os talentos não conseguem colocar sua energia criativa em prol da inovação e da visão de longo prazo, nada acontece.
Talentos não criam.
Organizações não inovam.
Necessidades não são atendidas.
Clientes não compram.
Empresas não criam valor.
Inovar não é mais um luxo.
É uma necessidade.
É vital para a sobrevivência de qualquer organização.
Isso vale para organizações de todos os tamanhos e segmentos.
Se você curtiu esse post, você também curtirá esses:
10 perguntas estratégicas para ajudar a transformar a sua empresa.
Clique aqui para ler o post completo.
Sua empresa perderá talentos se eles não entenderem sua estratégia.
Clique aqui para ler o post completo.
Quanto mais estratégico você quer se tornar, mais longe você deve enxergar.
Clique aqui para ler o post completo.
Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!
Receba seus posts diretamente em seu email. É só clicar aqui.
Conheça o nosso livro!
Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.
Saiba tudo que a FUTURO S/A faz. É só clicar aqui.
Quer falar com a gente? É só clicar aqui.
Comments