'Positive Peer Pressure': um mecanismo para acelerar a transformação cultural



Um pequeno trecho do meu novo livro "Transforme a Cultura da sua Empresa" falando sobre um dos mecanismos para desenvolver uma nova cultura nas empresas:


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Uma das formas mais efetivas de acelerar uma jornada de transformação cultural é desenvolver mecanismos para criar o chamado "positive peer pressure".

Quando uma empresa inicia um movimento de transformação cultural, é essencial aproveitar a energia dos líderes e áreas que estão altamente engajadas para turbinar essa transformação.

Quando as outras áreas percebem os efeitos positivos e o reconhecimento que essas áreas estão conquistando, é natural que os demais líderes e equipes, que estavam até então mais receosos, fiquem curiosos para entender como esses resultados foram alcançados.

As demais áreas também querem ser reconhecidas e isso cria uma vontade das pessoas fazerem parte dessa transformação. Tudo isso gera uma "coopetição": um movimento que combina cooperação + competição entre as áreas - só que de uma forma positiva.


Para estimular esse movimento de "positive peer pressure", é possível criar momentos onde as áreas que iniciaram essa jornada de mudanças compartilham suas boas práticas.


A ideia é que essa "pressão positiva" se transforme em uma espiral de encorajamento e apoio que vai gerar efeitos positivos para todas as áreas.

Por exemplo: se a mudança de comportamentos está reduzindo os silos, todas as áreas se beneficiam dessa mudança. Pouco vai adiantar se duas ou três áreas conseguirem esse resultado. Ver os exemplos de outras áreas gera questionamentos positivos do tipo: "Se aquela área fez, porque nós aqui não conseguimos? O que podemos aprender com a outra área?"


Isso gera uma espiral positiva que turbina os resultados e dá credibilidade para outras mudanças que precisam ser realizadas.

Cultura é comportamento em escala exponencial. E para que comportamentos mudem, é preciso combinar uma série de mecanismo para acelerar essa mudança. Muitas vezes, processos de transformação cultural levam muito tempo por desconhecimento de diversos desses mecanismos.

Muitas vezes, as empresas investem tempo, energia e dinheiro em uma infindável jornada de pesquisas e diagnósticos. Tudo isso é fundamental para a jornada, mas não podemos esquecer que o momento mais importante é transformar a cultura!


E muitas empresas acabam com diagnósticos e apresentações maravilhosas, mas na prática, não estão fazendo a transformar cultural acontecer.


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Esse é apenas um dos inúmeros insights que você terá a oportunidade de acompanhar no meu novo livro "Transforme a Cultura da sua Empresa".


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