
Não adianta falar em #colaboração, se os líderes centralizam todas as decisões.
Não adianta falar em #inovação se os líderes punem qualquer erro.
Ao longo do tempo isso vai gerar:
❌ Falta de confiança das pessoas.
❌ Falta de engajamento.
❌ Maior turnover.
❌ Má reputação.
❌ Mais custos.
Como então evitar tudo isso? Como colocar uma cultura #autêntica em ação em um time ou em uma empresa?
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Tudo começa com os Líderes tendo muita #honestidade sobre alguns pontos:
PONTO 1: QUAL A CULTURA QUE PRECISAMOS PARA IMPULSIONAR O NEGÓCIO?
Sua estratégia e sua cultura estão alinhadas? Por exemplo:
💡 A frugalidade da Amazon alimenta sua estratégia de preços baixos.
💡 O perfeccionismo da Apple se conecta à estratégia de preços premium.
👉 Suas culturas não são aleatórias – elas são estratégicas.
Então a pergunta é: qual a a cultura que a sua empresa realmente precisa para vencer?
PONTO 2: NÓS HOJE SOMOS EXEMPLO DESSA CULTURA?
As pessoas farejam hipocrisia a quilômetros. Se os líderes não vivem a cultura, ela vira piada.
Uma pesquisa da Gallup mostra que 70% do engajamento de um time depende diretamente do comportamento do líder imediato.
Reflita sobre essas 2 perguntas:
🔥 Se eu fizesse uma pesquisa com os funcionários da sua empresa se os líderes são exemplos dos valores, qual seria a resposta?
🔥 Em uma escala de 0 a 10, o quanto seus líderes seriam exemplo da cultura definida no Powerpoint e nas paredes da empresa?
PONTO 3: DE QUAIS COMPORTAMENTOS PRECISAMOS?
O que ainda não é praticado?
O que precisa ser fortalecido?
O que precisa parar de ser feito?
O que não vai ser mais tolerado?
Cultura não é algo abstrato — é o somatório de ações diárias.
Se você não traduz valores em comportamentos específicos, eles ficam vagos e morrem no papel.
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Quando os líderes alinham o que falam com o que fazem, a confiança volta, o engajamento sobe e o turnover cai.
Não é mágica — é consistência.
E consistência é a chave para criar uma cultura autêntica.
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Sobre o autor

André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.
Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:

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