Esse é um dos maiores riscos para a sua carreira e sua empresa no futuro




Veja com atenção o vídeo abaixo de apenas 15 segundos. É um protótipo de um produto que ainda não foi lançado.



Olhar inovações como as do vídeo acima é sempre interessante e até divertido. Mas o mais importante ao nos depararmos com ideias e conceitos novos é ir além dessa reação inicial: é refletir sobre potenciais impactos gerados por essas novas ideias e soluções.


Muita gente pensa na substituição dos trabalhos por robôs com movimentos e feições humanas. Mas as principais maneiras que as novas tecnologias vão substituir trabalhos não têm a ver necessariamente com essa imagem clássica dos robôs.

O maior risco, na verdade, surge das inovações que ninguém está dando muita atenção. Tecnologias que não têm formas humanas mas que podem causar verdadeiras revoluções no trabalho e nas empresas.


Em especial as inovações que aparentemente não têm nenhum tipo de impacto na sua empresa, no seu negócio e na sua carreira. Aquelas que achamos que não têm nada nada a ver com o nosso mercado ou nosso trabalho.


Esse talvez seja o maior risco pois nos acostumamos com uma separação dos mercados que não existe mais. As fronteiras entre diversos segmentos, que antes mais claras, estão cada vez mais difíceis de se distinguir.


Veja, por exemplo, essa notícia da aquisição pela Amazon da Zoox, empresa de carros autônomos.



A Amazon começou vendendo livros pela Internet na década de 90. Hoje é um conglomerado que atua em diferentes segmentos que se complementam. É muito difícil separar onde começa um negócio e onde o outro termina.


Quando vemos a notícia da Amazon comprando uma empresa que desenvolve tecnologias para carros autônomos, pode parecer que isso não tenha nenhuma conexão com a sua empresa ou com o que você faz, certo? Parece algo super distante...

Pode até que realmente seja. Mas o ideal, ao nos depararmos com algo novo, é desenvolvermos nosso pensamento crítico.


O ideal é que a gente comece a fazer boas perguntas e analisar realmente se estamos tão "blindados" assim no meio de uma transformação desse porte. Ou se existe alguma oportunidade de carreiras ou de negócios que essas tendências podem gerar.

Para toda a inovação ou nova tecnologia que você venha a se deparar, pense, por exemplo, nas respostas para perguntas como essas:


Qual seria a disrupção que uma inovação como essa geraria?

Quais mercados seriam afetados?

Quais oportunidades seriam criadas?


Será que existe alguma oportunidade para o seu mercado?

E em outros mercados?

Quais novos produtos que não existiam e passarão a existir?

Quem são os potenciais clientes?


As oportunidades, ameaças e insights podem surgir, muitas vezes, de situações completamente fora do seu mercado de atuação e da indústria onde você atua.


Preste sempre muita atenção nos sinais de mudança!

As novas tecnologias só vão roubar o trabalho das pessoas que não estiverem atentas às transformações que estão ocorrendo em diferentes mercados.


Esse é mm dos maiores riscos para a sua carreira e sua empresa nos próximos anos: não ter conhecimento HOJE do que pode impactar a sua vida profissional e o seu negócio no futuro.



Não perca mais nenhum Post da Futuro S/A!

Se você curtiu esse post, assine a Newsletter da Futuro S/A para receber os novos posts diretamente em seu email. É super simples! Basta clicar aqui e registrar seu email.


Já leu o nosso Livro?

Segue o link para você conhecer mais. Ah! E você também pode fazer o download gratuito das primeiras páginas!

www.futurosa.com.br/livro




FALE CONOSCO

Todos os direitos reservados © 2019-2020

FUTURO S/A

  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Spotify ícone social