Olha que interessante: há algumas semanas postei aqui no Blog sobre a tendência do 'Anywhere Office e seus impactos nas empresas e nas carreiras.
Pois bem, hoje me deparo com um anúncio no Instagram da galera do HubSpot falando sobre a decisão da empresa de se transformar em uma organização "remote-first".
Olha a mensagem!
"Em um mundo híbrido, trabalho não é um lugar."
Veja a imagem acima do anúncio da empresa.
Agora veja o que postei há mais de um mês lá no LinkedIn:
E o que o HubSpot está fazendo na prática?
Abaixo você pode ver com mais detalhes as decisões da empresa.
De "remote-friendly" para "remote-first".
A partir de 2021, a empresa vai deixar de ser "remote-friendly" para "remote-first". Ou seja: não é mais sobre aceitar ou promover o trabalho remoto. É sobre ter o trabalho remoto como prioridade, como preferência.
3 opções de trabalho remoto para qualquer funcionário:
A partir de 2021, os funcionários poderão escolher o modelo que mais se adapte à sua preferência:
Opção 1: "Home"
Nessa opção,, você trabalha 100% remoto.
Opção 2: "Flex"
Aqui você escolhe ir 2x por semana ao escritório.
Opção 3: "Office"
E ainda pode essa opção caso queira ir ao escritório mais de 3 vezes por semana.
70% das novas vagas para candidatos que trabalhem de qualquer lugar.
A partir de 2021, 70% das novas vagas de trabalho no HubSpot poderão ser ocupadas por profissionais que trabalhem de qualquer lugar.
Como já havia destacado no meu post sobre o 'Anywhere Office' há algumas semanas, essa é uma reviravolta sem precedentes no mundo do Trabalho.
Muita gente não reflete sobre isso, mas da mesma forma que o trabalho remoto permite que uma atividade seja realizada de qualquer lugar, o contrário também pode ser verdadeiro. Dependendo do escopo, profissionais de qualquer lugar do Brasil (e até do mundo) podem fazer essa atividade.
Não preciso nem dizer que, nesse modelo, dominar o inglês será essencial. Caso contrário, a pessoa nem conseguirá concorrer à vaga.
Não é para todas as empresas. Mas é uma tendência. É um sinal de mudança para profissionais e empresas ficarem atentos.
Em 2016 eu escrevi no LinkedIn um post chamado "Apertem os cintos: o escritório sumiu.". E o que na época poderia até ser considerado como algo futurista começa a aparecer de forma mais estruturada em algumas empresas.
A pandemia explica muito sobre a velocidade de todas essas transformações. Para muitas organizações, começou a cair a ficha de que os resultados são mais importantes do que o tempo que a pessoa passa em frente ao computador.
É claro que muitas pessoas precisam desse contato do dia a dia. Muitas sentem falta do escritório. Não é à toa que a política do HubSpot contempla essas preferências.
Além disso, o modelo de 'Anywhere Office' não é algo aplicável a 100% das situações em todas as empresas. Seja por conta do tipo de atividade da empresa, do que seus funcionários fazem ou simplesmente por desafios da cultura atual, boa parte das empresas nem cogitam uma mudança dessas.
Mas o fato é que uma tendência que começa a se transformar em realidade em algumas empresas. É importante estar atento a esses movimentos e olhar atentamente para os seus Indicadores e Estrategias de Pessoas.
Afinal, para determinados perfis profissionais, essa liberdade e autonomia pode se tornar algo mais valioso do que cargos e salarios.
Mas para fazer uma mudança como essa a gente sabe que é preciso fazer algo desafiador: uma grande mudança na cultura de qualquer empresa.
Quer saber mais? Veja as dicas abaixo:
Confira a página de Carreiras do HubSpot.
Clique aqui para ler o post completo.
Leia o post "Os impactos do 'Anywhere Office' e seus impactos na sua carreira e na sua empresa".
Para ler o post, é só clicar aqui.
Leia o post: "Apertem os cintos: o escritório sumiu"
Clique aqui para ler o post completo.
Leia o post: "12 gargalos que impedem o desenvolvimento de uma nova cultura em uma empresa".
Clique aqui para ler o post completo.
Não perca mais nenhum post da FUTURO S/A!
Receba seus posts diretamente em seu email.
É só clicar aqui.
Conheça o nosso livro!
Faça o download grátis das primeiras páginas clicando aqui.
Saiba tudo que a FUTURO S/A faz.
É só clicar aqui.
Quer falar com a gente?
É só clicar aqui.
Commentaires