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RH: para ampliar a sua visão, faça as perguntas que poucos RHs fazem.



Quando iniciamos um projeto de estratégia de RH em um novo cliente, a primeira ação que recomendamos é conversar com alguns executivos de outras áreas.


Esse é um momento importante para observar como o RH conduz suas conversas:


  • O RH estabelece objetivos claros para essas conversas?

  • Quais perguntas o RH faz?

  • Como as áreas respondem?

  • Ao final, os objetivos da conversa são atingidos?


Para ter uma ideia de como o RH faz isso hoje, convidamos 2 ou 3 líderes de outras áreas da empresa. O objetivo é um bate-papo com a equipe de RH para falar dos desafios do negócio para os próximos meses.



Deixamos o papo fluir naturalmente.


Nesse momento, atuo como observador. Meu principal objetivo é entender o modelo de atuação de RH ao interagir com as outras áreas.


A conversa se desenrola por 45 minutos a 1 hora. Pode ser que dure até mais tempo dependendo do interesse dos líderes que participam...


Ao final, agradecemos a presença e a participação dos líderes das outras áreas.

E nos reunimos com o RH para conversarmos sobre os resultados da conversa.


E quais são os resultados mais comuns dessas interações?


Inicialmente, o RH começa focado em compreender os desafios do negócio.

Mas algo acontece logo após os 15 primeiros minutos.


O RH passa a se interessar MENOS sobre as informações sobre o negócio.

E passa a querer saber mais sobre outros temas.


As perguntas passam a girar, por exemplo, nesses assuntos:



Em um primeiro momento, o RH pode achar que essas são boas perguntas a fazer nessas reuniões. Afinal, o RH demonstra que quer saber como pode ajudar aquele líder.


Mas essas perguntas têm uma armadilha.


Sabe por quê? Por que as outras áreas da empresa não sabem tudo o que o RH faz.

Elas não sabem tudo que o RH é capaz de fazer pelo negócio.


É natural que isso aconteça pois é reflexo da experiência que esses líderes tiveram com o RH ao longo de sua trajetória.


Muitos se habituaram a ter um RH mais operacional ou que simplesmente anotavam seus pedidos.


E é sua missão transformar essa imagem e marca do RH.


As outras áreas da empresa não sabem tudo o que o RH faz. Elas não sabem tudo que o RH é capaz de fazer pelo negócio. E é sua missão transformar essa imagem e marca do RH.



Por isso, quando o RH faz essas perguntas, o resultado quase sempre é o seguinte:


  • O RH sai com uma lista de pedidos e de ações a serem realizadas.

  • O RH sai com uma visão muito superficial sobre os desafios do negócio.


E por que isso acontece? Essas são as 3 razões mais comuns:


  • Falta de um objetivo claro para a reunião.

  • Falta de preparação para a conversa com os líderes.

  • Perguntas que levam a reunião para a direção errada.





Nossa missão nessa 1a etapa de construção da Estratégia do RH é fazer com que os líderes e equipes de RH sejam capazes de:


  • Definir objetivos claros para cada reunião com as áreas.

  • Ter uma preparação para essa conversa.

  • Definir as perguntas que precisam ser feitas para levar o RH para a direção correta.


Substitua essas perguntas utilizando uma visão de fora para dentro.




Lembre-se que, ao conversar com os líderes de outras áreas, o foco da conversa não é o RH.


Seguem alguns exemplos de perguntas para ampliar a sua visão sobre o negócio da empresa:


Sobre o mercado:

Qual a sua visão sobre os mercados onde atuamos para os próximos anos?

Quais são os mercados em que desejamos crescer nos próximos anos?


Sobre a empresa:

O que precisamos atingir em nossos principais indicadores nos próximos 12-18 meses?

Quais são os maiores desafios e obstáculos para atingirmos esses objetivos?


Sobre a cultura da empresa:

Como você descreveria a nossa cultura hoje?

Essa é a cultura que você acredita que precisamos ter para entregar os resultados que precisamos?

Quais são os 3 principais elementos que você identifica que precisamos desenvolver na nossa cultura?


Sobre a área do líder:

Qual é o futuro da sua área? O que a sua área precisa estar fazendo muito bem nos próximos anos?

Você tem as pessoas que você precisa para atingir esse objetivo?


***


Essa é apenas a etapa inicial do trabalho estratégico de GESTÃO INTEGRADA DE RH que realizamos com nossos clientes.


Uma metodologia que permite a Líderes e Equipes de RH a gerar muito mais valor, impacto e resultados com suas ações.


Se você quiser saber mais, clique aqui ou na imagem abaixo.




Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na Estratégia, no RH e na Cultura de grandes empresas.


André atuou como Executivo de RH em posições de liderança globais e na América Latina em grandes empresas com Bayer, Monsanto, Newell Brands, Coca-Cola e Nokia.


André é Mestre em Administração e autor de 4 livros:




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