Quando iniciamos um projeto de estratégia de RH em um novo cliente, a primeira ação que recomendamos é conversar com alguns executivos de outras áreas.
Esse é um momento importante para observar como o RH conduz suas conversas:
O RH estabelece objetivos claros para essas conversas?
Quais perguntas o RH faz?
Como as áreas respondem?
Ao final, os objetivos da conversa são atingidos?
Para ter uma ideia de como o RH faz isso hoje, convidamos 2 ou 3 líderes de outras áreas da empresa. O objetivo é um bate-papo com a equipe de RH para falar dos desafios do negócio para os próximos meses.
Deixamos o papo fluir naturalmente.
Nesse momento, atuo como observador. Meu principal objetivo é entender o modelo de atuação de RH ao interagir com as outras áreas.
A conversa se desenrola por 45 minutos a 1 hora. Pode ser que dure até mais tempo dependendo do interesse dos líderes que participam...
Ao final, agradecemos a presença e a participação dos líderes das outras áreas.
E nos reunimos com o RH para conversarmos sobre os resultados da conversa.
E quais são os resultados mais comuns dessas interações?
Inicialmente, o RH começa focado em compreender os desafios do negócio.
Mas algo acontece logo após os 15 primeiros minutos.
O RH passa a se interessar MENOS sobre as informações sobre o negócio.
E passa a querer saber mais sobre outros temas.
As perguntas passam a girar, por exemplo, nesses assuntos:
Em um primeiro momento, o RH pode achar que essas são boas perguntas a fazer nessas reuniões. Afinal, o RH demonstra que quer saber como pode ajudar aquele líder.
Mas essas perguntas têm uma armadilha.
Sabe por quê? Por que as outras áreas da empresa não sabem tudo o que o RH faz.
Elas não sabem tudo que o RH é capaz de fazer pelo negócio.
É natural que isso aconteça pois é reflexo da experiência que esses líderes tiveram com o RH ao longo de sua trajetória.
Muitos se habituaram a ter um RH mais operacional ou que simplesmente anotavam seus pedidos.
E é sua missão transformar essa imagem e marca do RH.
As outras áreas da empresa não sabem tudo o que o RH faz. Elas não sabem tudo que o RH é capaz de fazer pelo negócio. E é sua missão transformar essa imagem e marca do RH.
Por isso, quando o RH faz essas perguntas, o resultado quase sempre é o seguinte:
O RH sai com uma lista de pedidos e de ações a serem realizadas.
O RH sai com uma visão muito superficial sobre os desafios do negócio.
E por que isso acontece? Essas são as 3 razões mais comuns:
Falta de um objetivo claro para a reunião.
Falta de preparação para a conversa com os líderes.
Perguntas que levam a reunião para a direção errada.
Nossa missão nessa 1a etapa de construção da Estratégia do RH é fazer com que os líderes e equipes de RH sejam capazes de:
Definir objetivos claros para cada reunião com as áreas.
Ter uma preparação para essa conversa.
Definir as perguntas que precisam ser feitas para levar o RH para a direção correta.
Substitua essas perguntas utilizando uma visão de fora para dentro.
Lembre-se que, ao conversar com os líderes de outras áreas, o foco da conversa não é o RH.
Seguem alguns exemplos de perguntas para ampliar a sua visão sobre o negócio da empresa:
Sobre o mercado:
Qual a sua visão sobre os mercados onde atuamos para os próximos anos?
Quais são os mercados em que desejamos crescer nos próximos anos?
Sobre a empresa:
O que precisamos atingir em nossos principais indicadores nos próximos 12-18 meses?
Quais são os maiores desafios e obstáculos para atingirmos esses objetivos?
Sobre a cultura da empresa:
Como você descreveria a nossa cultura hoje?
Essa é a cultura que você acredita que precisamos ter para entregar os resultados que precisamos?
Quais são os 3 principais elementos que você identifica que precisamos desenvolver na nossa cultura?
Sobre a área do líder:
Qual é o futuro da sua área? O que a sua área precisa estar fazendo muito bem nos próximos anos?
Você tem as pessoas que você precisa para atingir esse objetivo?
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Essa é apenas a etapa inicial do trabalho estratégico de GESTÃO INTEGRADA DE RH que realizamos com nossos clientes.
Uma metodologia que permite a Líderes e Equipes de RH a gerar muito mais valor, impacto e resultados com suas ações.
Se você quiser saber mais, clique aqui ou na imagem abaixo.
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na Estratégia, no RH e na Cultura de grandes empresas.
André atuou como Executivo de RH em posições de liderança globais e na América Latina em grandes empresas com Bayer, Monsanto, Newell Brands, Coca-Cola e Nokia.
André é Mestre em Administração e autor de 4 livros:
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