Por que algumas das ações do RH não geram resultados?



Não é possível sabermos se o RH está realmente gerando transformações na organização sem medir os resultados de suas ações. Por anos, vi iniciativas da área de RH morrerem na praia e não gerarem resultados por diferentes motivos:


1. Os líderes de outras áreas achavam que a abordagem do RH não tinha conexão com o que o negócio precisava. Muitos desses líderes diziam apoiar a iniciativa, mas pouco tempo depois abandonavam as ações, tornando o projeto irrelevante. Por vezes, a linguagem utilizada pelo RH era recheada de jargões que apenas o próprio RH compreendia - o que dificultava a conexão com os demais líderes da organização.


2. O RH não conseguia demonstrar numericamente como aquelas ações iriam contribuir para gerar impacto para as pessoas, desenvolver a organização e gerar impacto no negócio. Não é possível sabermos se o RH está realmente gerando transformações na organização sem medir os resultados de suas ações.


Quando ainda era executivo de RH, esse era o item que demandava maior investimento de tempo e de energia com minhas equipes.


E atualmente, nos projetos que realizamos com nossos clientes, esse é também o elemento que também aparece como um dos maiores obstáculos para criar ações de RH que tenham relevância e gerem impacto para as pessoas e para o negócio.


Antes de transformar a cultura de uma empresa ou redesenhar o seu novo Programa de Desenvolvimento de Líderes, esse é normalmente um dos elementos em que investimos a maior parte do tempo com os nossos clientes.


É em torno dos resultados que precisamos atingir que as ações devem ser desenhadas e construídas. O problema é qje a maior parte das açoes são desenvolvidas de maneira oposta.

3. As áreas do RH atuavam de forma verticalizada e desconectadas uma das outras. Isso acaba gerando uma "batalha" interna de qual área dentro do próprio RH terá mais destaque na empresa. Além da confusão de prioridades e da quantidade de ações que os líderes e equipes precisam realizar, essas ações desconectadas acabam gerando pouco ou nenhum resultado para o negócio...



4. O RH não conseguia utilizar os dados que tinha em mãos para provocar o negócio, fazer as perguntas que ninguém fazia e gerar novas estratégias para acelerar o desenvolvimento e a performance das pessoas e da organização.