top of page
Buscar

O que eu aprendi ao desistir da minha 1a faculdade aos 19 anos.



Aos 19 anos descobri que tinha errado na escolha da minha graduação. Nas primeiras aulas de Biologia, vi que aquilo não era para mim. Após 3 meses de aulas, me lembro de estar num ponto de ônibus na UFRJ quando decidi abandonar o curso e me dedicar a fazer um novo vestibular.


Foi um dilema tomar essa decisão, pois minha família não tinha condições na época de investir em uma faculdade particular... Mas eu entendi naquele momento que o problema não era desistir do curso. O problema real era insistir em fazer algo que não tinha nada a ver comigo.

E o que eu não poderia desistir era buscar uma carreira que eu tivesse prazer em estudar, que tivesse talento para fazer e que o mercado precisava.


Naquele dia, no ponto de ônibus na UFRJ, me lembro da mistura de sensações. Alívio por ter a certeza de que aquilo não era para mim. Por outro lado, um medo gigantesco por conta da grande incerteza que teria pela frente...


Acabei fazendo um novo vestibular e passei em Administração em duas universidades públicas. Acabei escolhendo na época a UERJ.


Mas, no final das contas, acabei descobrindo que ao longo dos anos que o que eu queria mesmo aprender e colocar em ação não era ensinado nas faculdades na época: transformações organizacionais, tendências, estratégia e tudo que envolvia o futuro do trabalho, dos negócios e das empresas.


Isso acabou se tornando a minha especialidade durante toda a minha carreira como Executivo de RH realizando transformações em organizações no Brasil e no Exterior.


O que tem funcionado para mim nesses anos é mergulhar no autoconhecimento. E quanto mais me conheço, mais eu acabo "desistindo" das coisas que não me impulsionam e que não me fazem gerar valor para quem está a minha volta.


No final das contas, meu maior aprendizado desse momento é que precisamos ter muito cuidado com o mantra do "nunca desista". Às vezes, saber do que desistir é tão importante quanto não desistir.
 

Se você curtiu esse post, também vai curtir esses:


7 áreas que terão alta demanda por profissionais nos próximos anos

Clique aqui para acessar o post completo.


12 insights para criar o futuro da sua carreira.

Clique aqui para acessar o post completo.


O que você faz hoje é o que você estará fazendo em 2025?

Clique aqui para acessar o post completo.

 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE CONOSCO

Obrigado pelo envio!

bottom of page